Notícias

Atendimento no Centro Vida reforça os cuidados com a saúde mental

Equipe da unidade aproveitou as atividades do Janeiro Branco para destacar o trabalho realizado com os pacientes pós Covid-19
7 de janeiro de 2022
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Foto: Danilo Henriques - Secretaria Municipal de Governo e Comunicação/PMU

Os cuidados com a mente são fundamentais para proporcionar uma vida mais feliz e produtiva. Por este motivo, a equipe do Centro Vida, aproveitando a temática da campanha do Janeiro Branco, preparou o ambiente da unidade para reforçar a importância dos cuidados com a saúde mental e emocional. Os corredores e a recepção receberam cartazes informativos e balões brancos, de forma a chamar a atenção dos pacientes e acompanhantes para o tema.

O Centro Vida, da Prefeitura de Uberlândia, é o primeiro centro de reabilitação exclusivo para pacientes pós covid-19 de Minas Gerais, desenvolvendo ações para garantir o atendimento de qualidade, principalmente para os pacientes que ficaram por longos períodos internados. De acordo com a assistente social Maria Aparecida Carlos, trabalhar as questões emocionais é tão importante quanto qualquer outro aspecto da recuperação.

“Muitos pacientes chegam com quadros de ansiedade e de depressão evidentes, causados por causa do medo, do longo tempo de internação, por ter passado por procedimentos complicados. Muitos tiveram perdas próximas, ficaram desempregos. É fundamental que eles tenham o acompanhamento psicológico adequado para continuar”, afirmou.

Atendimento no Centro Vida reforça os cuidados com a saúde mental 1
Foto: Danilo Henriques – Secretaria Municipal de Governo e Comunicação/PMU

Um dos pacientes atendido pelo Centro Vida é o Lucas Gonçalves, de 25 anos. Após um longo período recebendo cuidados médicos por causa da Covid-19, ele perdeu algumas funções motoras. Mas com poucos meses de reabilitação, ele apresenta uma grande evolução. “Ele chegou aqui sem conseguir andar e muito ansioso. É muito gratificante ver a evolução dele, conseguindo andar, comer sozinho, sorrindo mais, dormindo melhor”, disse o tio do rapaz, Carlos Alberto da Silva.

Atendimento no Centro Vida reforça os cuidados com a saúde mental 2
Foto: Danilo Henriques – Secretaria Municipal de Governo e Comunicação/PMU

O Centro Vida

Com uma equipe multiprofissional, o espaço é referência para a reabilitação cardiovascular, respiratória e motora de pacientes que foram diagnosticados com Covid-19 e precisarão de acompanhamento após a internação.

A equipe do Centro Vida é formada por fisioterapeutas, fonoaudiólogos, assistente social, psicólogos, médicos e enfermeiros, a fim de oferecer um acompanhamento completo para que o paciente recupere a saúde, a reinserção social e tenha qualidade de vida.

O setor que realiza a dispensação de equipamentos de oxigenoterapia e ventilação mecânica não invasiva também faz parte do Centro Vida, para facilitar o acesso às famílias e aos pacientes. Todo o direcionamento para o centro de reabilitação acontece por meio de encaminhamento médico.

Compartilhe:
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Veja Também