Notícias

Dmae reforça manutenção na rede de esgoto com novos maquinários

Equipamentos fazem a desobstrução da rede de esgoto em metade do tempo concluindo o serviço com mais eficiência
7 de janeiro de 2022
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin


O setor de manutenção de rede de esgoto do Departamento Municipal de Água e Esgoto (DMAE) ganhou um reforço no atendimento dos serviços à população com novos equipamentos. A autarquia passou a contar com cinco caminhões de hidrojateamento (limpeza da rede por meio de jato de água) com potência superior aos anteriores. Dessa forma, os serviços são executados com mais rapidez. Outra novidade é que um dos caminhões conta com mangote de sucção e lança articulada que facilitam o trabalho de desobstrução.

De acordo com o supervisor de manutenção de rede de esgotamento sanitário, Winds Maciel, os novos caminhões de hidrojateamento têm entre 250 e 330 cv de potência, bem superior ao 110 cv, vazão de 263 litros por minuto, que equivale a quase o dobro dos anteriores que contavam 160 litros por minuto. A pressão é de 160 quilograma-força (Kgf), ante 150 Kgf dos usados anteriormente. A capacidade do reservatório também foi ampliada de 8 mil para 20 mil litros. “Com essa potência, conseguimos concluir o serviço mais rápido, reduzindo os transtornos à população”, afirmou.

Dmae reforça manutenção na rede de esgoto com novos maquinários 1

Winds Maciel também explicou que além de maior potência, o caminhão possui um mangote de sucção que é o dobro do antigo. O mangote serve para sugar resíduos que estão obstruindo a passagem, como pedras e areia. A lança articulada do veículo se movimenta em 180° e pode deixar o caminhão mais distante do local, facilitando o trabalho de desobstrução da rede de esgoto.

Funcionamento

Para realizar a desobstrução, a equipe responsável abre o acesso para a rede de esgoto ou de drenagem e com a mangueira d’água faz o hidrojateamento. Em seguida, o mangote de sucção é acionado e começa a retirar os resíduos, junto com a pressão da água.

Compartilhe:
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Veja Também