Uma parceria entre o Programa Buriti do Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae) e a Associação da Bacia Hidrográfica do Araguari (Abha Gestão de Águas) visa preservar mais de 10 hectares de áreas de preservação permanente (APPs) na região. A iniciativa consiste no plantio e manutenção de 10,6 mil mudas e na execução de 3 mil metros lineares de cerca nas áreas de nascentes e mata ciliares dos rios Araguari, Uberabinha e ribeirão Bom Jardim. A ação foi iniciada na última quinta-feira (6) e tem um investimento aproximado de R$ 300 mil, custeado pelo Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio Araguari (CBH Araguari).
Os profissionais da gerência ambiental do Dmae identificaram as necessidades de cada área de preservação, com o detalhamento das ações a serem desenvolvidas em cada propriedade, elaboraram o projeto de recuperação e apresentaram ao CBH Araguari. O projeto foi aprovado pela Abha em 2021, que publicou edital e realizou a compra dos insumos e contratação de mão de obra.
“Neste ano, os técnicos do Buriti, voltam ao campo para acompanhar a execução do projeto. A recuperação ambiental será realizada em sete propriedades, sendo cinco de Uberlândia e duas de Uberaba. O trabalho começa na fazenda Harmonia e está previsto para ser concluído na fazenda Estivinha”, disse o supervisor do programa Buriti, Masterson Ferreira.
Masterson Ferreira também ressaltou o ganho ambiental com a iniciativa. “Estas ações de preservação ambiental das nascentes e trechos próximos aos córregos, aliadas às atividades que o Programa Buriti já realiza em Uberlândia, garantem água de qualidade em quantidade para abastecer Uberlândia e região”, afirma.