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Procon é o 2ª de Minas com o maior número de atendimentos em 2021

Balanço aponta que 12.003 procedimentos foram abertos em defesa do consumidor, além de 36.565 atendimentos pelo Disque Procon 151
12 de janeiro de 2022
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A Superintendência de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) Uberlândia foi a segundo em número de atendimentos realizados em Minas Gerais em 2021, com 12.003 procedimentos abertos em favor do consumidor. A unidade está entre os cinco Procons mais atuantes do Estado desde 2017. Com a função de defender os direitos do consumidor, o Procon atua nas relações de consumo, realizando atendimentos diários, além de consultas via e-mail, telefone, acompanhamentos de processos e fiscalizações em cumprimento à legislação.

Segundo o superintendente do Procon, Egmar Ferraz, a posição de Uberlândia no cenário mineiro se deve à implementação de processos modernos de gestão que visam mitigar as falhas existentes. “Um exemplo claro é o 151 que, por limitação técnica, deixava o consumidor aguardando muito tempo até receber o atendimento. Desde setembro do ano passado, implantamos um sistema de telefonia digital com ampliação de linhas e ramais de atendimento, além de contact center direcionado”, explica. O investimento na plataforma foi de R$ 135 mil. O Procon realizou, em  2021, 36.565 atendimentos pelo 151, enquanto em 2020 foram 26.123, número 40% menor.

De janeiro a dezembro de 2021, o órgão registrou 12.003 procedimentos abertos; 2.018 audiências realizadas (média de 46/dia) e solucionou 8.851 procedimentos, resultando 73% de resolutividade. O departamento de fiscalização atuou durante este ano com 563 estabelecimentos fiscalizados, resultado de um planejamento estratégico com fiscalizações setoriais.

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Entre as empresas com mais queixas estão telefonia, instituições bancárias, faculdades particulares e lojas de eletrodomésticos, que não cumpriram com contratos, apresentaram problemas com serviços de atendimentos ao consumidor (SAC), demora na entrega de produtos, devolução de produtos com defeito e propaganda enganosa.

Operações

Entre os destaques de 2021, estão algumas ações importantes, como a Operação Petróleo Real, onde foi verificada a qualidade dos combustíveis e se as regras do código de direito do consumidor estavam sendo cumpridas. Para esta ação, foram mobilizadas equipes do Procon, Polícia Militar, Posturas e Instituto de Pesos e Medidas do Estado de Minas Gerais. Outras ações foram as várias forças-tarefas em relação as normas estabelecidas no Plano Municipal de Funcionamento das Atividades Econômicas e das normas sanitárias vigentes em Uberlândia.

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Perfil

Sobre o perfil etário atendido pelo Procon, 35% estão acima dos 50 anos. O maior percentual de atendimentos está na faixa etária entre 31 a 40 anos (26,63%). Cerca de 50% foram atendimentos presenciais e os demais por meio de plataformas online (faleprocon; zap e e-mail). “O Procon é um órgão que tem a confiança da população, qualificado para conscientizar e auxiliar o cidadão sobre seus direitos e deveres e, desta forma, contribuir para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária”, disse Egmar Ferraz.

Balanço Ações 2021

Atendimento

Procedimentos abertos – 12.003

Procedimentos solucionados – 8.851

Procedimentos improcedentes – 3.591

Procon Móvel – 329 atendimentos (22 dias)

Ligações recebidas pelo 151 – 36.565

Fiscalização

Estabelecimentos fiscalizados – 563

Ações segmentadas por setor – 11

Jurídico

Processos administrativos instaurados – 2.485

Audiências realizadas – 2.018

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