Notícias

Prefeitura apresenta ações em relação à forte chuva deste domingo (16)

Com força-tarefa, trechos da avenida Rondon Pacheco estão sendo recuperados em tempo recorde
17 de janeiro de 2022
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Fotos: Valter de Paula – Secretaria Municipal de Governo e Comunicação/PMU

A Prefeitura de Uberlândia apresentou, na tarde desta segunda-feira (17), as ações de mobilização em decorrência do fenômeno atípico registrado no último domingo (16), que, conforme climatologistas da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), não foi possível ser detectado com antecedência. A reunião foi convocada pelo prefeito Odelmo Leão, junto às secretarias municipais de Governo e Comunicação, Obras, Trânsito e Transportes e Meio Ambiente e Serviços Urbanos, e com a participação da Defesa Civil Municipal, Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae), da Polícia Militar, representada pelo agente regional de comunicação organizacional da 9ª RPM, capitão Elias Alves Dantas, e do coordenador regional da 9ª REDEC, capitão Emerson Sócrates.

Na oportunidade, o prefeito Odelmo Leão pontuou o trabalho da força-tarefa, que já levantou investimentos estimados entre R$ 350 mil a R$400 mil do orçamento municipal para recuperação do trecho afetado na avenida Rondon Pacheco e adjacências, a qual já está em fase final. “Foram mais de 74 milímetros de chuva em pouco tempo. Isso representa um gigantesco volume de água que nenhuma estrutura de drenagem do mundo está apta a absorver. Quando demos o alerta, acionamos e colocamos toda a equipe da Prefeitura pela cidade para mitigar os impactos. A secretária de Governo, Ana Paula, acompanhou a Defesa Civil durante toda a tempestade. Assim como a Settran, Obras, Meio Ambiente e Dmae atuaram em reparos pela madrugada. Tivemos o apoio incondicional da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros. Em tempo recorde, os trechos prejudicados pela chuva na avenida Rondon Pacheco e adjacentes já estão sendo recuperados e, amanhã, grande parte já estará liberada”, pontuou o chefe do executivo.

Prefeitura apresenta ações em relação à forte chuva deste domingo (16) 1
Fotos: Valter de Paula – Secretaria Municipal de Governo e Comunicação/PMU

Ações desenvolvidas e projetos previstos  

A Prefeitura de Uberlândia, conforme o secretário municipal de Gestão Estratégica Raphael Silveira, vem estudando e acompanhando o desenvolvimento estrutural da cidade. Segundo ele, várias ações já foram feitas e outras estão sendo desenvolvidas para minimizar o impacto oriundos de fortes chuvas.

“Temos investido em estudos e ações para mitigar os problemas causados por chuvas. Nessa gestão do prefeito Odelmo Leão, ampliamos a rede de drenagem da avenida Getúlio Vargas e da avenida Judéia, para minimizar os impactos de grandes volumes de água. Neste momento, estamos fazendo o projeto do córrego Lagoinha, a primeira parte do desassoreamento das duas represas da região do Santa Luzia, depois a elevação da rua e a recuperação da represa do Camaru”, comentou

Em 2011, a prefeitura também fez a requalificação da Rondon Pacheco, quando foram instaladas 44 bocas de lobo, novos ramais a cada 50 metros e novas galerias de captação e água. Também foi aprimorada a captação de água no bairro Brasil, Segismundo Pereira, Parque do Sabiá e parte do Santa Mônica. Tudo isso para evitar que as águas dessas regiões desaguem para a avenida Rondon Pacheco. “Nossos estudos e investimentos são para reduzir o volume que vai para a Rondon Pacheco, que recebe água de 12 sub-bacias, mais de 22 km2 que são direcionados para a avenida”, explicou.

Atividades executadas pelo Dmae durante e após a chuva  

As ações se concentram principalmente na recuperação de erosão na avenida Rondon Pacheco. Uma das equipes está percorrendo trecho da avenida e já fazendo reposição e recolocação da tampa dos poços de visitas (PVs), bem como correção de pequenos pontos de erosão na rede de drenagem pluvial. Outra equipe está fazendo a recomposição do asfalto e limpeza em trecho próximo ao cruzamento da rua Eduardo Felice.

Também na avenida Presidente Médici, uma equipe da drenagem pluvial executa correção de erosão para em seguida fazer a recomposição do asfalto. Outra equipe está fazendo a limpeza de trecho do córrego Lagoinha próximo a alameda da Derrama.

A equipe de manutenção de água e esgoto reforça o trabalho da prefeitura nas ações de limpeza da avenida Rondon Pacheco. Desde domingo (16), o Dmae mobilizou sua equipe para limpeza e higienização em imóveis atingidos pela chuva, entre eles o hospital Santa Marta.

O diretor geral do Dmae, Adicionaldo dos Reis Cardoso, destacou o empenho das equipes nas ações e o trabalho em conjunto com a força tarefa da prefeitura. “Após levantamento dos principais pontos de intervenção para correção de erosões, nossos engenheiros distribuíram o trabalho entre as equipes. Priorizamos os pontos de maior movimentação para normalizar o tráfego de veículos no menor tempo possível”, afirmou.

Linhas de ônibus afetadas

Duas linhas do transporte público de Uberlândia tiveram as rotas afetadas nesta segunda-feira por causa dos danos causados pelas chuvas registradas no último domingo (16). A grande quantidade de água pluvial causou danos em estradas de terra, impossibilitando que os trajetos por onde as duas linhas passam fossem realizados. A linha A434 (Terminal Planalto – Nova Tangará) irá circular apenas na rodovia asfaltada, e a linha A361 (Terminal Santa Luzia – Penitenciária) está fora de operação. A Secretaria Municipal de Agronegócio, Economia e Inovação, responsável pelas estradas rurais, já foi acionada para realizar o reparo o mais breve possível. 

Compartilhe:
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Veja Também