Notícias

Centro de Internação Pediátrica completa um ano de atividades

Em todo o ano de 2021, mais de mil pacientes receberam atendimento de internação
19 de janeiro de 2022
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Secretaria de Governo e Comunicação- PMU

Servindo de exemplo do compromisso da gestão Odelmo Leão com a saúde da população, o Centro de Internação Pediátrica (CIP) Missão Sal da Terra Dr. Helder Castro de Bastos completou nesta terça-feira (18) um ano de atividades. O local, que é destinado ao recebimento de casos leves a moderados de crianças de até 12 anos, oferece 30 leitos de enfermaria (sendo dois de isolamento) e conta com uma equipe multidisciplinar composta por médicos, enfermeiras, assistentes sociais, nutricionistas e pedagogos, além de uma ambientação infantil e de espaços, como brinquedoteca e playground.

Neste primeiro ano de atendimentos, foram 1.048 crianças internadas. Com a criação do CIP, o local também passou a ser um novo ponto de entrega de medicamentos para a população que, além do costumeiro atendimento farmacêutico existente em toda a rede, passou a ter acesso a um cuidado especializado com os fármacos pediátricos.

No local, as crianças também passam pelaAssistência Nutricional da unidade. O serviço vai desde a elaboração do cardápio, como refeições e mamadeira, até a orientação e acompanhamento para o aleitamento materno.

Outro serviço oferecido na unidade é o Acolhimento Social. Neste setor, servidores trabalham em caráter interventivo, de forma a promover o desenvolvimento, a mudança e a coesão social em casos necessários. Esse acolhimento se inicia com a visitação nos leitos e, seguindo os instrumentos e métodos multidisciplinares, promovem projetos terapêuticos, mediação de conflitos, acionamento do conselho tutelar, acolhimento familiar, além de, junto com a equipe médica, propor exames, transferência e até a alta social.

Centro de Internação Pediátrica

O Centro é destinado ao recebimento de casos leves a moderados de crianças de até 12 anos, de forma que as situações de alta complexidade continuam sendo direcionadas para o Hospital de Clínicas da Universidade Federal de Uberlândia (HC-UFU).

A unidade funciona no prédio inicialmente destinado à UPA Pacaembu (Norte), mas que se tornou incompatível para a finalidade de unidade de pronto-atendimento por apresentar inconformidades estruturais. A utilização do local foi possível mediante um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) assinado em acordo com os Ministérios Públicos Estadual e Federal, após o contrato de prestação de serviço entre o município e a Clínica Infantil Dom Bosco ter sido descontinuado a pedido da própria instituição. A unidade é administrada pela organização social Missão Sal da Terra, que também foi responsável pela reforma e adequações do local.

Compartilhe:
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Veja Também