Notícias

Centro de Internação Pediátrica completa um ano de atividades

Em todo o ano de 2021, mais de mil pacientes receberam atendimento de internação
19 de janeiro de 2022
Secretaria de Governo e Comunicação- PMU

Servindo de exemplo do compromisso da gestão Odelmo Leão com a saúde da população, o Centro de Internação Pediátrica (CIP) Missão Sal da Terra Dr. Helder Castro de Bastos completou nesta terça-feira (18) um ano de atividades. O local, que é destinado ao recebimento de casos leves a moderados de crianças de até 12 anos, oferece 30 leitos de enfermaria (sendo dois de isolamento) e conta com uma equipe multidisciplinar composta por médicos, enfermeiras, assistentes sociais, nutricionistas e pedagogos, além de uma ambientação infantil e de espaços, como brinquedoteca e playground.

Neste primeiro ano de atendimentos, foram 1.048 crianças internadas. Com a criação do CIP, o local também passou a ser um novo ponto de entrega de medicamentos para a população que, além do costumeiro atendimento farmacêutico existente em toda a rede, passou a ter acesso a um cuidado especializado com os fármacos pediátricos.

No local, as crianças também passam pelaAssistência Nutricional da unidade. O serviço vai desde a elaboração do cardápio, como refeições e mamadeira, até a orientação e acompanhamento para o aleitamento materno.

Outro serviço oferecido na unidade é o Acolhimento Social. Neste setor, servidores trabalham em caráter interventivo, de forma a promover o desenvolvimento, a mudança e a coesão social em casos necessários. Esse acolhimento se inicia com a visitação nos leitos e, seguindo os instrumentos e métodos multidisciplinares, promovem projetos terapêuticos, mediação de conflitos, acionamento do conselho tutelar, acolhimento familiar, além de, junto com a equipe médica, propor exames, transferência e até a alta social.

Centro de Internação Pediátrica

O Centro é destinado ao recebimento de casos leves a moderados de crianças de até 12 anos, de forma que as situações de alta complexidade continuam sendo direcionadas para o Hospital de Clínicas da Universidade Federal de Uberlândia (HC-UFU).

A unidade funciona no prédio inicialmente destinado à UPA Pacaembu (Norte), mas que se tornou incompatível para a finalidade de unidade de pronto-atendimento por apresentar inconformidades estruturais. A utilização do local foi possível mediante um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) assinado em acordo com os Ministérios Públicos Estadual e Federal, após o contrato de prestação de serviço entre o município e a Clínica Infantil Dom Bosco ter sido descontinuado a pedido da própria instituição. A unidade é administrada pela organização social Missão Sal da Terra, que também foi responsável pela reforma e adequações do local.

Veja Também