Notícias

Escola Nacional de Defesa do Consumidor oferece cursos gratuitos

Procon Uberlândia é parceiro do evento, que conscientiza o consumidor sobre educação financeira; são 17 capacitações com certificação pela UnB
26 de janeiro de 2022
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Divulgação

O Procon Uberlândia convida a população a participar de uma ação importante de educação financeira. A Escola Nacional de Defesa do Consumidor (ENDC), vinculada ao Ministério da Justiça e Segurança Pública, abriu neste mês inscrições para 20 cursos voltados ao direito do consumidor e relação de consumo. Os cursos são gratuitos, têm carga horária entre 20 e 60 horas/ aula e receberão matrículas até o dia 7 de fevereiro.

Os interessados precisam ter mais de 16 anos e acesso a um computador com internet para assistir às aulas. Todos recebem certificado digital pela Universidade de Brasília (UnB). Segundo Egmar ferraz, superintendente do Procon Uberlândia, os cursos online ajudam no entendimento do consumidor sobre hábitos de compra e noções de educação financeira. “O Procon Uberlândia entra como um parceiro na divulgação desses cursos da ENDC, para que o consumidor tenha acesso a iniciativas como esta. É importante sempre pensarmos em maneiras de economizar, de dominar as emoções, ou seja, cultivar a educação financeira no dia a dia”.

Alguns cursos, como “Planejar para realizar sonhos”, “Dominando emoções e criando novos hábitos” e “Inteligência financeira: saia do sufoco” fazem parte do programa de Educação Financeira oferecido pela Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP).

Além da educação para o consumo, o consumidor também tem a oportunidade de compreender melhor o que é a propaganda enganosa e a publicidade abusiva com o curso de “Oferta e Publicidade”, inclusive com casos práticos, e também poderá ampliar o conhecimento relacionado aos seus direitos com o curso “Princípios e Direitos Básicos do Código de Defesa do Consumidor”. Em 2021, a ENDC realizou 55.498 matrículas e cinco novos cursos à distância foram criados e oferecidos de forma gratuita. Acesse www.defesadoconsumidor.gov.br para se inscrever.  

Compartilhe:
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Veja Também