Notícias

Escola Água Cidadã inicia atividades de educação ambiental de 2022

Agendamento para palestras, visitas, teatro e jogos educativos podem ser realizados no núcleo de educação ambiental do Dmae
31 de janeiro de 2022
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

As escolas e entidades já podem agendar atividades de educação ambiental desenvolvidas pelo Programa Escola Água Cidadã (Peac), do Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae) neste ano. O programa atua em diversas frentes e visa desenvolver a consciência da preservação dos recursos hídricos. Entre as atividades realizadas pelo Peac, é possível agendar palestras interativas sobre temas relacionados à educação ambiental, como consumo consciente de água e os pilares do saneamento básico.

O Peac também conta com o teatro de fantoches “Turminha do Cerrado”, o cinema ambiental “Cineágua”, visitas ao Museu da Água, além de jogos didáticos e gincanas. Também é possível realizar visitas técnicas à Estação de Água (ETA) Capim Branco, à Estação de Esgoto (ETE) Uberabinha e também à Fazendinha Águas Vivas.

Conheça o Peac

Escola Água Cidadã inicia atividades de educação ambiental de 2022 1

O Programa Escola Água Cidadã integra as ações do pilar de sustentabilidade do Dmae. Com início em 2003, o projeto surgiu quando Uberlândia enfrentava um alto índice de consumo de água.

De acordo com Cláudio Rocha, coordenador do Núcleo de Projetos em Educação Ambiental, o projeto se tornou um programa regulamentado por lei em 2015. O programa atendeu cerca de 35 mil pessoas em 2019 e, durante a pandemia, desenvolveu ações através do projeto Educação Virtual e retornou as atividades presenciais em setembro de 2021.  

Através das ações do programa, a iniciativa leva a educação ambiental para escolas, empresas, instituições, órgãos públicos e associações de moradores. Cláudio explica que, diante de problemas como poluição ambiental, mudanças climáticas e desperdício exacerbado de água e energia, a educação ambiental é essencial não somente para Uberlândia, mas também para o Brasil e o mundo.

“Ela é uma ferramenta importantíssima para o desenvolvimento da consciência ambiental nas pessoas para que haja uma mudança de hábitos e a garantia de recursos para as atuais e futuras gerações”, completa.

Para agendar visitas ou participar de outras atividades do Peac, as escolas e instituições podem entrar em contato pelo telefone 3233-2567 ou pelo e-mail escolaaguacidada@uberlandia.mg.gov.br.

Compartilhe:
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Veja Também