A volta às aulas nas escolas da Prefeitura de Uberlândia está prevista para ocorrer no dia 7 de fevereiro, mas a preparação para receber os estudantes já iniciou. Nesta segunda-feira (31), a Secretaria Municipal de Educação (SME) realizou a primeira reunião com os diretores da rede municipal de ensino para informar as principais diretrizes para o ano letivo de 2022. O evento foi realizado no auditório da Faculdade Pitágoras.
“Estamos com ótimas expectativas para mais um ano letivo. As famílias podem ter certeza que vamos trabalhar o tempo todo para garantir o melhor processo de ensino e aprendizagem para nossos alunos”, disse a secretária de Educação, Tania Toledo.
A pauta da reunião contou com diversos assuntos que pontuarão as ações durante o ano. Foram abordados temas como os programas e projetos da SME, entre eles o Programa de Proteção e Promoção da Saúde Menstrual, que visa o fornecimento de absorventes por meio de cotas mensais, conforme as necessidades das estudantes matriculadas e cadastradas no Cadastro Único (CadÚnico). Outros programas também foram abordados, como o Aprender Valor e o de estágios supervisionados nas escolas municipais.
Diante da pandemia da Covid-19, foram repassados os protocolos de biossegurança que devem ser seguidos nas unidades escolares. Entre os itens obrigatórios para organização dos espaços constam fixação de cartazes, uso de máscaras, disponibilização de álcool em gel, sinalização de entrada e saída dos estudantes e utilização de todos os espaços possíveis para oferta de lanches, evitando aglomerações.
Também houve o repasse de informações dos setores de Inspeção Escolar, Marcenaria e Programa Municipal de Alimentação Escolar (Pmae). “Temos ainda dois projetos que teremos impactos muito positivos na nossa rede, sendo eles Pacto pela Alfabetização e o Educação Ambiental. Estas iniciativas são lançadas em breve pelo nosso prefeito Odelmo Leão”, disse Tania Toledo.