Notícias

Dmae renova e amplia pontos de controle de qualidade da água na cidade

Atualmente, são 84 pontos de controle espalhados pelo município; com as mudanças a cidade contará com 94 pontos.
1 de fevereiro de 2022
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

O Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae) está instalando novos pontos de controle de qualidade (PCQs) e reformando os atuais. A cidade conta com 84 PCQs e vai ganhar mais 10 ainda neste primeiro semestre de 2022. Nestes equipamentos são retiradas amostras de água e levadas para o laboratório da autarquia, onde são feitos testes que verificam se a água destinada às residências está com as características físicas, químicas e biológicas dentro dos padrões de potabilidade determinados por portaria do Ministério da Saúde. Dentre esses padrões estão a cor, turbidez, ph, cloro livre, etc.

Segundo o coordenador do núcleo de análises químicas e de qualidade, Fabiano Nunes de Oliveira, o objetivo da reforma é conseguir maior precisão nas amostrar recolhidas nos dispositivos. “Estamos trocando a estrutura interna da tubulação que é de aço por pvc. Já fizemos a reforma em oito equipamentos. Acredito que, até o meio do ano, todos os PCQs estarão com a nova estrutura”, afirmou. .

Além da nova estrutura interna, serão instalados novos PCQs em Uberlândia. O coordenador ressaltou que os novos aparelhos serão colocados em lugares com mais movimento e nos novos bairros que ainda não possuem pontos de controle. Após a instalação, Uberlândia contará com 94 pontos de controle em todos os setores da cidade.

Controle da qualidade da água

Dmae renova e amplia pontos de controle de qualidade da água na cidade 1

O procedimento de controle de qualidade é importante para garantir que a água distribuída à população de Uberlândia esteja no padrão correto para o consumo humano. O controle começa na captação nos mananciais e se estende para as três estações de tratamento de água (ETA) Bom Jardim, Sucupira e Capim Branco. Nas ETAs o controle é realizado a cada hora, para verificar se a água está de acordo com o considerado correto, em relação a concentração de produtos e reações. Além de todo esse processo, antes da água chegar à casa do consumidor, são realizados testes diários, na rede de distribuição, através dos PCQs, localizados em pontos estratégicos.

Compartilhe:
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Veja Também