Notícias

Painéis com história ferroviária estampam área externa do Terminal Central

Projeto “Resgate à Memória da Mogiana” valoriza crescimento e progresso da cidade
1 de fevereiro de 2022
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Fotos: Cleiton Borges – Secretaria Municipal de Governo e Comunicação/PMU

‘Resgate à Memória da Mogiana’ é o nome do projeto da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, que valoriza o patrimônio histórico e cultural com a implantação de dois painéis na fachada do Terminal Central. Neles estão expostas fotografias que retratam a implantação e funcionamento da Estação da Estrada de Ferro Mogiana, que funcionou de 1895 a 1970 no local.

Os painéis foram fixados no cruzamento das avenidas João Pinheiro com João Pessoa. As fotografias flertam com a sensação de pertencimento ao permitir que a comunidade visualize a história que deu forma às principais avenidas da cidade hoje.

“A memória histórica sobre a região onde funcionou a estação férrea é uma necessidade que estamos estimulando com os painéis. Dali saiam trilhos que percorriam onde hoje são as avenidas a João Naves de Ávila e a Monsenhor Eduardo. Oferecendo esse conhecimento, aproximamos a população do compreender o presente observando a própria história”, destacou a diretora de Patrimônio Histórico, Valéria Queiroz.

Painéis com história ferroviária estampam área externa do Terminal Central 1
Fotos: Cleiton Borges – Secretaria Municipal de Governo e Comunicação/PMU

A implantação da estação ferroviária e da linha férrea representaram um exemplo de modernidade e progresso na época da implantação. Para a cartografia urbana, simbolizou um crescimento da cidade com a ampliação para além da região do Fundinho. O planejamento urbano ao redor de onde foi implantada a estação férrea foi feito pelo engenheiro inglês James John Miller, facilitando assim a atuação política e econômica para uma expansão do município.

Compartilhe:
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Veja Também

All articles loaded
No more articles to load