Notícias

Ações do município concorrem a premiação do Ministério da Saúde

Uma das práticas inscritas é o alcance do indicador que mensura o percentual de diabéticos com exames de rotina; resultado da primeira etapa acontece neste mês
2 de fevereiro de 2022
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Foto: Cleiton Borges/ Secretaria de Governo e Comunicação

As equipes das unidades de saúde desenvolvem várias ações, individuais e coletivas, que buscam promover a saúde da população com a prevenção, diagnósticos, tratamento, reabilitação, redução de danos e manutenção dos cuidados. A fim de promover e compartilhar as experiências bem-sucedidas, o município inscreveu várias práticas desenvolvidas no último ano e está concorrendo à 3ª edição do Prêmio APS Forte do SUS.

A premiação do Ministério da Saúde, em parceria com a Organização Pan-Americana da Saúde (Opas/ OMS) no Brasil, teve como tema a Integralidade no Cuidado. E uma das ações inscritas pela Prefeitura de Uberlândia é o Alcance do indicador 7 do Previne Brasil, que mensura o percentual de diabéticos com solicitação de hemoglobina glicada pelo menos uma vez ao ano.

Esse acompanhamento desenvolvido pela Secretaria de Saúde acontece rotineiramente com os pacientes com diabetes. Nos últimos três quadrimestres, o município atingiu mais de 50% de solicitação do exame (pelo menos uma vez ao ano por pacientes com diabetes). O exame é importante, pois avalia os níveis de glicose nos últimos três meses antes da realização da coleta do sangue e é solicitado para acompanhar o desenvolvimento da doença ou verificar se o tratamento está sendo eficaz.

“Nosso trabalho diário de acompanhamento resulta em um indicador que mostra que hoje conseguimos inserir na nossa rotina de cuidados a solicitação anual destes exames aos pacientes de cada área de cobertura das nossas unidades. Com a análise dos exames, monitoramento e cuidados, é possível reduzir as taxas e, consequentemente, diminuir várias complicações decorrentes da diabetes”, detalhou a coordenadora da Atenção Primária, Karina Kelly de Oliveira.

O resultado dos classificados da primeira etapa será divulgado no dia 7 de fevereiro. Os finalistas serão divulgados no dia 7 de março. Já a última etapa, que é a definição dos projetos vencedores, ocorrerá até 25 de março. Os vencedores ganharão uma viagem internacional.

Compartilhe:
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Veja Também

All articles loaded
No more articles to load