O Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae) segue modernizando suas descentralizadas com a instalação de telemetria e automação nas estações elevatórias de esgoto, nos reservatórios de água e poços artesianos. Ao todo, 26 unidades contam com o novo sistema que monitora à distância, em tempo real 1.646 dados.
A autarquia planeja neste ano automatizar em 100% a Estação de Tratamento de Água Bom Jardim, como também ampliar o monitoramento em 50 elevatórias e expandir o sistema de controle de processos com 4 telas em sua sede.
De acordo com o coordenador do núcleo de planejamento de obras do Dmae, Arthur de Paula, a telemetria possibilita uma detecção de problemas e correções mais rápida, garantindo eficiência nos consertos e economia de recursos.
“O novo sistema traz estabilidade para o conjunto de dispositivos uma vez que o controle do funcionamento eletromecânico das bombas ocorre em tempo real.”
O coordenador explicou que recentemente o sistema detectou que uma eletrobomba estava operando fora dos padrões, o que ocasionava alterações no nível do reservatório. Assim, uma equipe foi ao local e constatou a necessidade de substituição do dispositivo.
“Com esse acompanhamento conseguimos prever que aquela motobomba iria apresentar problemas de funcionamento e fizemos a substituição antes disso acontecer”, disse.
Além de permitir registro em tempo real, o sistema armazena dados para análise de falhas e correções, bem como o planejamento de manutenção preventiva. Dentre os itens monitorados, estão tensão elétrica, variação de corrente, temperatura, estágios e períodos de funcionamento.
Ação coordenada
Segundo Arthur de Paula, a implementação da nova tecnologia é resultado de uma ação coordenada da diretoria técnica através das gerências eletromecânica e de abastecimento de água.
“Recentemente, modernizamos os reservatórios do Alvorada, da Ceasa e da ETA Bom Jardim. Essa implementação é vantajosa para o Dmae, uma vez que os projetos e a confecção dos painéis elétricos ocorrem dentro da autarquia, economizando recursos”, afirmou.
Além dos três reservatórios que receberam os novos equipamentos, cinco estações elevatórias de esgoto foram modernizadas. Dentre os novos painéis instalados estão os de monitoramento (telemetria), automação, acionamento e distribuição de energia. Dispositivos que otimizam o desempenho das unidades descentralizadas.
Sistema de telemetria e automação instalados nas seguintes unidades:
Estações elevatórias de Esgoto
Canaã, Minas Gerais, Terra nova, Morada Nova, Tubalina, Joana D’arc 2, Dona Zulmira, Morumbi B5, Morumbi B4, Pequis e Shopping Park
Reservatórios e Poços Artesianos
CDI, Marta Helena, Jardim Europa, Canaã, Santo Inácio, Custódio, Alvorada, Ceasa, Bom Jardim, Luizote, São Jorge, Jockey Camp, Cruzeiro e Martinésia