O Cineteatro Nininha Rocha, situado no Centro Municipal de Cultura, sediou a abertura da 5ª edição da Conferência Municipal de Igualdade Racial na noite desta sexta-feira (11). O evento é promovido por meio da Diretoria de Igualdade Social, da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo. O tema deste ano é “Enfrentamento ao Racismo e a outras formas correlatadas de discriminação étnico-raciais e de intolerância religiosa: Política de Estado e Responsabilidade de Todos Nós”.
A abertura foi seguida da composição da mesa institucional e construção e aprovação do Regimento Interno. Estiveram presentes o vice-prefeito Paulo Sérgio, representando o prefeito Odelmo Leão; o procurador da República, Onésio Soares Amaral, representantes do Conselho Municipal de Promoção à Igualdade Racial, coletivos, entidades e representantes de diversos setores.
“A importância está em reunir Governo e sociedade civil para debater e discutir essas prioridades de políticas públicas. Temos também os grupos de trabalhos que garantem as sugestões e indicativos de políticas públicas frente ao segmento da igualdade racial”, destacou a diretora de Igualdade Racial, Pollyanna Fabrini.
A conferência voltada para a questão racial acontece a cada quatro anos. A última ocorreu em 2017 e a atual foi remarcada para acontecer presencialmente apenas neste ano, devido à pandemia de Covid-19.
Segundo dia
No sábado (12), a Conferência tem início às 8h, também no Cineteatro Nininha Rocha. Serão inscritos e candidatos a delegados, seguidos da aprovação em plenária das propostas de cada grupo de trabalho. O evento chega ao fim com a eleição dos delegados que tratarão as políticas públicas junto às esferas municipal e estadual. A etapa estadual deve ocorrer de 2 a 6 de março.