Notícias

Homenagem a estudantes no Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência

Cinco estudantes da rede pública de Uberlândia receberam certificado de reconhecimento por destaque nas Olímpiadas de Matemática e Computação
11 de fevereiro de 2022
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Fotos: Valter de Paula – Secretaria Municipal de Governo e Comunicação/PMU

 Como incentivo à representatividade feminina na produção de tecnologia e ciência, a Prefeitura de Uberlândia, por meio das secretarias municipais de Governo e Comunicação e Agronegócio, Economia e Inovação, fez uma homenagem e entrega de certificados para cinco estudantes da rede pública de ensino do município. A ocasião celebra o Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência (11 de fevereiro) e reforçou a conquista das alunas, que se destacaram na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas e no Torneio Feminino de Computação 2021. 

A homenagem aconteceu na Sala de Reuniões, no Centro Administrativo, com a presença da secretária municipal de Governo e Comunicação, Ana Paula Junqueira, da representante da pasta de Agronegócios, Economia e Inovação, Thalita Jorge, da diretora de Inovação, Cynthia Braga e da executiva de tecnologia e coordenadora da Uberhud Code, Raquel Fialho.

Pela conquista da medalha de bronze na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas 2021, foram homenageadas as estudantes Mariana Dutra Moessa, de 13 anos, da Escola Municipal Prof. Domingos Pimental Ulhoa; Rebeca Peres Ferreira, de 13 anos, aluna da Escola Municipal Prof. Leôncio do Carmo Chaves; e Ana Luiza de Souza Santos, de 15 anos, estudante da Escola Municipal Prof. Otávio Batista Coelho Filho.

A aluna Isabela Cunha Silva, de 15 anos, da Escola Estadual Honório Guimarães, também foi homenageada e recebeu o certificado por conquistar o Torneio Feminino de Computação 2021, organizado pelo Movimento Meninas Olímpicas, com o apoio da Sociedade Brasileira de Computação.

A quinta homenageada foi a jovem Sofhia Gonçalves, de 16 anos, também ex-aluna da rede pública de ensino em Uberlândia, que conquistou medalha de ouro na Olimpíada Brasileira de Informática em 2018 e atualmente mora no exterior. “Com as oportunidades que tive na escola e principalmente por projetos como o Uberhub Code, me destaquei e conquistei espaço no mercado. Fui aprovada no processo de estagiar no Facebook e hoje, moro em Londres, provando que nós, meninas, mulheres, podemos chegar com brilhantismo em todas as áreas, inclusive na ciência e tecnologia”, pontuou a estudante.

Homenagem a estudantes no Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência 1
Fotos: Valter de Paula – Secretaria Municipal de Governo e Comunicação/PMU

Durante o evento, a secretária municipal de Governo e Comunicação ressaltou a importância da mulher nas áreas de pesquisa científica e tecnológica. “Estimular, conscientizar, fazer políticas públicas e grandes parcerias para atingirmos a igualdade de gênero é importante para o desenvolvimento de uma sociedade. E nós estamos trabalhando para fecharmos grandes parcerias e desenvolvendo projetos para que nossas alunas possam alcançar seus sonhos. Estas jovens que estão aqui, são inspirações e exemplo de engajamento de mulheres conquistando o setor cientifico com maestria. É motivo de muito orgulho para todos nós”, celebrou Ana Paula Junqueira.

A executiva da área de tecnologia e coordenadora da Uberhub Code (programa gratuito de incentivo à formação de talentos na área de tecnologia), Raquel Fialho, ressaltou a importância desse reconhecimento e dos primeiros passos. “Estas meninas de hoje ocuparão grandes cargos na área da tecnologia e pesquisa. E como executiva de uma grande empresa, eu digo com propriedade a dificuldade que temos de encontrar profissionais mulheres para esta área. Por isso, a Uberhub Code, juntamente com o incentivo de órgãos públicos, abre oportunidades para que jovens como elas sejam estimuladas e conquistem mais espaço, criando uma a sociedade mais igualitária e justa”, enfatizou Fialho.

 Dia Internacional das Mulheres e Meninas nas Ciências

Desde 2016, o Dia Internacional das Mulheres e Meninas nas Ciências é comemorado em 11 de fevereiro, data aprovada pela Assembleia Geral em 2015 e celebrada pelas Nações Unidas e UNESCO. A criação da data objetiva destacar o assunto já que ainda são necessários esforços para a participação igualitária das mulheres nas ciências.

Dados da ONU e da UNESCO apontam que as mulheres representam menos de 30% dos pesquisadores no mundo todo e demonstram como ainda persistem as barreiras e a baixa representatividade para mulheres e meninas, sobretudo em áreas como ciências, tecnologia, engenharia e matemáticas (STEM, na sigla em inglês). A recuperação econômica dos países e de diversos setores diante do atual cenário de pandemia está diretamente ligada à incorporação das áreas STEM, que em 2050 representarão cerca de 75% dos postos de trabalho, segundo a UNESCO.

Compartilhe:
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Veja Também