Notícias

Prefeitura planta mais de 100 mudas de ipê no Parque do Sabiá

Objetivo é que árvores típicas do cerrado fiquem no entorno de toda a extensão da pista de corrida e caminhada
14 de fevereiro de 2022
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Por meio de uma parceria entre a Fundação Uberlandense do Turismo, Esporte e Lazer (Futel) e a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Serviços Urbanos, foram plantados, nesta segunda-feira (14), 103 mudas de ipê no Parque do Sabiá. O plantio foi feito pela equipe do Horto Municipal à margem de toda a extensão da pista de corrida e caminhada do principal cartão postal de Uberlândia.

Segundo o diretor geral da Futel, Edson Zanatta, foram plantados ipês de cores variadas, como amarelo, rosa, branco e roxo. “Com o plantio, o Parque do Sabiá se tornará ainda mais lindo e convidativo, pois o ipê é uma planta típica brasileira que se destaca pela sua beleza e por promover a preservação da biodiversidade. Agradeço à Secretaria de Meio Ambiente e Serviços Urbanos, por meio do Horto Municipal, por essa importante parceria”, ressaltou.

Dentre os ipês adultos já existentes no Parque do Sabiá, destacam-se os localizados próximo ao Jardim Sabiá, os na entrada do bairro Tibery e os plantados em frente aos campos de futebol. Para mantê-los bonitos e saudáveis, a Futel mantém uma rotina de cuidados ao longo de todo o ano, com irrigação, adubação e controle de pragas.

Em 2017, também foram plantadas 30 mudas de ipês, nas cores roxa, amarela e branca, ao lado da sede da Futel. As árvores devem atingir a idade adulta em 2023, mas duas delas já começaram a florir.

Já em 2019, para marcar simbolicamente a realização do Torneio Pré-Olímpico de Vôlei Feminino em Uberlândia, a Prefeitura plantou 18 mudas de ipês no estacionamento da Arena Sabiazinho. As árvores devem alcançar a idade adulta em 2025.

Florescimento

Árvores típicas do cerrado, os ipês florescem em períodos diferentes. Os ipês rosas são os primeiros a florescerem e passam a embelezar as paisagens a partir de junho. Entre julho e agosto, é a vez dos amarelos. Em agosto, por fim, são os ipês brancos. Além de lindos, os ipês são considerados umidificadores naturais do ar e têm raízes bastante profundas.

Compartilhe:
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Veja Também