A Prefeitura de Uberlândia, por meio da Secretaria Municipal de Administração, recebeu 17 jovens aprendizes nesta quarta-feira (16). Os estudantes vão ocupar postos de trabalho como assistentes administrativos em várias secretarias do Município. No próximo mês, outros 11 devem assumir a mesma função.
O coordenador do núcleo de seleção e desenvolvimento de pessoal da Secretaria Municipal de Administração, Fábio Caixeta, deu boas-vindas aos jovens em uma reunião de integração. “Pretendemos reuni-los periodicamente, com o objetivo de conversar sobre assuntos importantes para sua formação profissional e também como cidadãos”, disse o coordenador.
A Icasu, Instituição Cristã de Assistência Social de Uberlândia, contratada pela Prefeitura por meio de licitação, é responsável pela qualificação dos jovens. “Nós trabalhamos temas gerais, estabelecidos pelo Ministério do Trabalho e Previdência, como diversidade, ética e meio ambiente, e também conteúdos específicos para a função que eles vão desempenhar”, explicou a coordenadora comercial da Icasu, Carolina Naves.
Logo após a reunião de integração, os jovens foram conduzidos em uma visita ao Centro Administrativo Municipal Virgílio Galassi, para conhecer a estrutura, e na sequência foram levados para as respectivas secretarias onde irão atuar.
Jovem aprendiz
Criado a partir da Lei da Aprendizagem, o Programa Jovem Aprendiz possibilita que estudantes comecem a trabalhar sem prejudicar os estudos, já que uma das premissas é a carga horária reduzida. Para participar, é necessário ter entre 14 e 24 anos e estar devidamente matriculado na escola.
Os estudantes selecionados pela Prefeitura de Uberlândia têm idades entre 16 e 17 anos e foram classificados por meio de um processo seletivo. A carga horária de trabalho será de quatro horas diárias, com remuneração de R$ 569,36, mediante contrato de 16 meses.
A estudante Rayssa Ferreira, de 16 anos, sonha em fazer faculdade de psicologia e disse que vai aproveitar ao máximo a oportunidade de trabalhar na Prefeitura. “Eu nem acreditei quando me ligaram informando que eu tinha sido aprovada. Estou muito feliz e creio que muitas portas podem se abrir para mim aqui. Quero crescer e aprender tudo o que conseguir”, contou a jovem aprendiz.