Notícias

Mais de 60 condomínios aderem a coleta seletiva em Uberlândia

Dmae realiza trabalho de conscientização com palestras e orientações antes da implantação do serviço
17 de fevereiro de 2022
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Nos últimos três anos, 63 condomínios verticais e horizontais de Uberlândia passaram a contar com o serviço de coleta seletiva do Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae). O serviço foi introduzido a partir de solicitação dos condôminos. Na implantação, o Núcleo da Coleta Seletiva da autarquia faz as orientações aos moradores, oferece apoio técnico e realiza o recolhimento uma vez por semana, conforme o calendário do serviço e a rota do ecocaminhão. 

Em 2019, o serviço passou a atender 28 condomínios. Em 2020, foram mais 15 e, no último ano, outros 20 aderiram à coleta seletiva. O Ecocaminhão faz o recolhimento nos condomínios atendidos nos 61 bairros de Uberlândia que contam com o serviço e também naqueles que estão na rota do veículo.

De acordo com o supervisor de resíduos sólidos do Dmae, Arthur Rosa, para implantar a coleta seletiva nos condomínios interessados, as equipes do Dmae realizam três etapas: instalação de abrigos, conscientização ambiental, coleta e destinação dos recicláveis. Na primeira etapa, as equipes realizam as orientações necessárias para que o condomínio instale um abrigo de resíduos, de forma que o lixo reciclável seja separado do não reciclável, identificando-os com adesivos e também coloque um cartaz com mais informações sobre a coleta.

Na segunda etapa, as equipes da coleta seletiva realizam uma atividade de educação ambiental para os moradores e funcionários do local, informando sobre o que é, como fazer e qual o objetivo de aderir à coleta seletiva. “Essa conscientização pode ocorrer na portaria do condomínio, explicando aos moradores sobre a importância da separação e identificando como fazer corretamente ou em reuniões de condomínio, tirando dúvidas dos moradores de forma didática e através de materiais digitais, como palestras online”, detalha o supervisor.

Por fim, a última etapa consiste em realizar a coleta semanalmente. Uma vez por semana, assim que o abrigo dos resíduos estiver organizado e os moradores e funcionários estiverem conscientizados, serão coletados os resíduos e destinados para as associações e cooperativas de catadores.

Geração de emprego e renda

O supervisor lembrou ainda que a coleta seletiva nos condomínios, além de muito importante para preservação do meio ambiente, garante emprego e renda aos catadores e associações de Uberlândia. “Nosso objetivo é ampliar ainda mais a adesão à coleta seletiva na cidade, incentivando a implantação em todos os condomínios”, completa. Aqueles que tiverem o interesse em aderir, basta entrar em contato com a equipe da coleta seletiva pelos telefones (34) 3228-7744 ou (34) 3228-7746, ou pelo email coletaseletivauberlandia@gmail.com.

Compartilhe:
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Veja Também