Notícias

Volta de apresentações no Teatro Municipal conta com audiodescrição

Prefeitura disponibiliza aparelhos para público de pessoas com deficiência visual
24 de fevereiro de 2022
Cleiton Borges – Secretaria Municipal de Governo e Comunicação/PMU

Com a retomada dos espetáculos no palco do Teatro Municipal, a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo oferece mais uma ferramenta para uma experiência completa e inclusiva dos amantes das artes cênicas. São 36 aparelhos de audiodescrição disponibilizados para o público com qualquer grau de deficiência visual. Os itens são fruto de parceria e doação do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência de Uberlândia (Compod). A utilização do espaço e dos aparelhos seguem as normas de biossegurança vigentes.

A utilização dos aparelhos fica a critério do produtor cultural contratante da apresentação, assim como a contratação do profissional que faça a audiodescrição. Também é disponibilizada cabine acústica com mesa de som e retorno, estruturada para a recepção e transmissão do áudio.

Volta de apresentações no Teatro Municipal conta com audiodescrição 1
Cleiton Borges – Secretaria Municipal de Governo e Comunicação/PMU

Para melhor qualidade de sinal, a pessoa com deficiência visual pode optar por poltronas pré-definidas na plateia. A titular da pasta, Monica Debs, destaca que a descrição de gestos, expressões e composição cênica reforçam o compromisso de levar a cultura a todos.

“Sempre pensando na possibilidade das inclusões de uma forma mais permanente e novas possibilidades, instalamos os aparelhos que possibilitam a participação nos eventos. O produtor cultural que tenha intenção na utilização, poderá entrar em contato com a própria administração e será instruído da forma de funcionamento do mesmo”, pontuou.

Veja Também