Notícias

Parque do Sabiá recebe brinquedo adaptado para crianças em cadeiras de rodas

Balanço inclusivo duplo foi doado pelo Instituto Viva Íris e instalado no Mundo da Criança
5 de março de 2022
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

A Fundação Uberlandense do Turismo, Esporte e Lazer (Futel) recebeu, neste sábado (5), a doação de um balanço inclusivo duplo, brinquedo adaptado para crianças em cadeiras de rodas. O balanço foi doado pelo Instituto Viva Íris (responsável por atendimentos multidisciplinares para crianças e adolescentes com diagnósticos diversos) e foi instalado no Mundo da Criança, no Parque do Sabiá.

A entrega foi acompanhada pela secretária municipal de Governo e Comunicação, Ana Paula Junqueira, que destacou a importância do balanço inclusivo. “A inclusão é de extrema importância em todos os aspectos da vida, como acessibilidade, lazer e qualidade de vida. Tenho certeza que muitas crianças aproveitarão este nesse novo brinquedo e passarão a considerar o Parque do Sabiá um local ainda mais divertido”, ressaltou.

A presidente do Instituto Viva Íris, Aline Giuliani, explica sobre os motivos pelos quais o Parque do Sabiá foi escolhido para receber a doação. “Ter parques inclusivos mostra para as crianças que ser diferentes não as torna incapazes. Crianças aprendem brincando e devem brincar juntas, assim, cabe a todos nós construir essas possibilidades. Nosso desejo é fortalecer ainda mais a cultura da inclusão em Uberlândia e fomentar o respeito às diferenças por meio do lazer, cultura, educação e acesso ao esporte”, disse.

O diretor geral da Futel, Edson Zanatta, também destacou a importância do balanço inclusivo. “É mais um importante equipamento voltado a pessoas com deficiência física instalado no Parque do Sabiá. Vale lembrar que o principal cartão postal de Uberlândia já conta com um balanço inclusivo, que em breve será revitalizado e está também instalado no Mundo da Criança, e uma academia ao ar livre adaptada, próximo à entrada do Tibery”, completou.

O balanço inclusivo duplo é livre para todas as idades, desde que não exceda os 160 kg de carga total. Ele conta com estrutura em tubo de aço e tem um sistema que permite que o usuário balance sozinho, através de uma corda que serve para dar impulso ao equipamento. A plataforma tem apoios laterais e frontais para as mãos do usuário, além de apoio para a cadeira de rodas e um sistema de correntes para travar a cadeira pela parte de trás. Conta, ainda, com uma cadeira suspensa por correntes (para que não deficientes possam brincar ao lado de crianças em cadeira de rodas), em tubo de aço com formato concha, com cinto de segurança de três pontas. A recomendação é que as crianças sejam supervisionadas por um responsável durante todo o período que permanecerem no brinquedo.

Compartilhe:
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Veja Também