Notícias

Dmae realiza manutenções em bocas de lobo para combater o Aedes aegypti

Ação contribui no combate ao mosquito da dengue com a eliminação de possíveis criadouros do mosquito
7 de março de 2022
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Nos últimos três meses, o setor de drenagem pluvial do Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae) realizou 77 manutenções em bocas de lobo, com desobstrução, retirada de entulhos e eliminação de criadouros do mosquito transmissor da dengue, zika, chikungunya e febre amarela. A ação é realizada em parceria com o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), cujos agentes visitam diversos pontos na cidade e informam ao Dmae a necessidade de manutenção no local.  

A supervisora de drenagem pluvial, Ana Flávia Medeiros, ressalta que as equipes do Dmae realizam desobstruções e manutenções nos fundos das bocas de lobos, desobstruções de ramais e melhorias na estrutura. Elas retiram os pontos de acúmulo de água, evitando assim locais que podem se tornar criadouros do Aedes aegypti. “Esta é uma ação importante em parceria com o CCZ, porque conseguimos eliminar pontos críticos de acúmulo de água e mantemos as bocas de lobo limpas, prevenindo a proliferação do mosquito”, explicou.

A parceira ocorre desde setembro de 2019 e teve início quando os agentes de controle de zoonoses, ao visitarem as ruas dos diversos bairros de Uberlândia, passaram a informar ao Setor de Drenagem Pluvial quais as bocas de lobos estavam com algum problema de funcionamento e riscos de empoçar água. “A iniciativa foi do CCZ que criou um grupo para informar os pontos que precisam de manutenção. Com o empenho dos agentes temos obtido ótimos resultados no combate ao vetor da dengue, nesta ação conjunta.”, afirmou.

De dezembro de 2021 a fevereiro de 2022, o setor realizou manutenções em bocas de lobo de 35 bairros, entre eles: Bom Jesus, Brasil, Centro, Granada, Jardim Canaã, Martins, Morumbi, Nossa Sra. Aparecida, Osvaldo Rezende, Pequis, São Jorge, Saraiva, Tibery, Tocantins, Tubalina, Umuarama.

Compartilhe:
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Veja Também