Ao longo dos anos, as mulheres têm ganhado o merecido espaço em diversas áreas, como ciência, arte e empreendedorismo. No caso do esporte, isso não é diferente. Em Uberlândia, por exemplo, elas ocupam mais de 50% das vagas oferecidas pela Fundação Uberlandense do Turismo, Esporte e Lazer (Futel) em atividades de qualidade de vida, iniciação esportiva e alto rendimento e também são maioria entre os profissionais de educação física da fundação. Muitas delas também se destacam em competições nacionais e internacionais, tanto no esporte quanto no paradesporto.
Alguns exemplos recentes que podem ser citados neste Dia Internacional da Mulher (8) incluem a atleta Luiza Viana de Souza, que chegou a ocupar o 1º lugar no ranking nacional de atletismo feminino sub-16, na prova de 75 metros, e a halterofilista Lara Lima, que conquistou medalha de ouro no Campeonato Mundial de Para Halterofilismo 2021, além de ter participado dos Jogos Paralímpicos de Tóquio.
Também foram destaques no ano passado a equipe sub-15 de vôlei feminino da Futel, que conquistou o bronze no Campeonato Mineiro de Vôlei do Interior, e a ginasta Aline Gomes, que obteve medalha de prata na categoria adulto intermediário (acima de 16 anos), no Torneio Nacional de Ginástica Artística, disputado em Campo Grande (MS).
Atividades
Atualmente as atividades de iniciação esportiva, qualidade de vida e alto rendimento oferecidas pela Futel, tanto no masculino quanto no feminino, são atletismo, futebol, futsal, basquete, vôlei, judô, karatê, natação, natação adulto, capoeira, corrida de rua, multiesportes, caminhada orientada, academia popular, ginástica funcional, ginástica artística, mix dance e hidroginástica. O público feminino ocupa a maior parte das vagas em muitas dessas modalidades e é predominante na ginástica funcional, ginástica artística, mix dance e hidroginástica. No paradesporto, as modalidades oferecidas tanto para o sexo masculino quanto para o feminino são atletismo, halterofilismo, natação, goalball, parabadminton e bocha.
“A prática de exercícios físicos é capaz de proporcionar benefícios como aumento da autoestima, fortalecimento muscular e melhora na saúde física e mental. Esses fatores, somados ao crescente aumento do espaço das mulheres no esporte, têm feito com que elas se destaquem cada vez mais em diversas modalidades, o que nos orgulha muito”, completou a profissional de educação física da Futel, Anielle Borges.