Notícias

Líder do Executivo defende uso do pó de rocha em encontro com vice-governador de Minas

Em meio ao risco de desabastecimento de fertilizantes para o agronegócio, pó de rocha pode ser alternativa diante da dependência da importação de insumos da Rússia pelo Brasil
9 de março de 2022
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

O prefeito Odelmo Leão acompanhou, nesta quarta-feira (9), a visita do vice-governador de Minas Gerais a Uberlândia. Em passagem pelo Sindicato Rural, Paulo Brant se reuniu com produtores rurais, lideranças do agronegócio e prefeitos da região. Na abertura do encontro, Odelmo defendeu o uso de remineralizadores de solo para reduzir a dependência da importação de insumos para a fabricação de fertilizantes, bem como apresentou o projeto do primeiro Polo Agromineral Verde do Brasil na cidade. O prefeito também o recebeu no Centro Administrativo Municipal, ocasião em que o assunto também foi discutido junto a outros de importância para o Município.

“Em um momento como o atual, quando enfrentamos o risco de desabastecimento de fertilizantes, precisamos mais do que nunca falar em fontes alternativas para nutrir o solo da nossa produção agrícola. E aqui, em Uberlândia, Paulo Brant, nós já estamos muito à frente dessa questão, uma vez que já há algum tempo realizamos estudos sobre o uso de pó de rocha em plantações. Inclusive contamos com mineradores dispostas a produzir remineralizador de solo de excelente qualidade. O momento é de olhar para a nossa casa”, disse o prefeito.

O vice-governador recebeu em mãos os estudos realizados pela Prefeitura em parceria com a empresa Campo e a Universidade Federal de Lavras e elogiou o movimento de vanguarda realizado na cidade. “Vamos olhar com muita atenção este projeto para que o Governo de Minas possa entrar como um grande parceiro estratégico”, ressaltou.

Líder do Executivo defende uso do pó de rocha em encontro com vice-governador de Minas 1
Valter de Paula / Secom PMU

Referência nacional

Primeiro Polo Agromineral Verde do país, Uberlândia está em uma região abundante em rochas ricas em minerais importantes para a boa saúde das plantas. Entre as opções, o basalto, uma rocha silicática de origem vulcânica, é a principal fonte do pó destinado à remineralização de solo. O destaque está nas concentrações de cálcio, magnésio, potássio e silício.

Os estudos, conduzidos pelo município com apoio da Companhia de Promoção Agrícola e TecnologiaCampo, apontam para aumento de rendimento na produção e melhora de sanidade das plantas, com maior resistência a pragas e doenças. O pó de rocha contribui ainda para a otimização do uso de fertilizantes sintéticos, que encarecem os custos da lavoura. Parte do insumo usado nesses fertilizantes é importado, principalmente da Rússia.

Outro benefício do pó de basalto está no sequestro de carbono. Para cada tonelada do remineralizador adicionada na terra, estima-se que 180 kg de CO2 deixem de ir para atmosfera, pois são fixados no solo. Esse aspecto torna o produto um aliado na mitigação do aquecimento global e no fortalecimento de uma agricultura brasileira mais sustentável.

Compartilhe:
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Veja Também