Notícias

Prefeitura de Uberlândia apoia maior festival de criatividade do mundo

Edição 2022 do World Creativity Day acontecerá em abril com o envolvimento de 100 cidades do Brasil e outras 30 do exterior; inscrições estão abertas
9 de março de 2022
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Imagem: Divulgação

Pela terceira vez, Uberlândia marca presença no maior festival de criatividade do mundo. Com o apoio da Prefeitura de Uberlândia, o município participará novamente do World Creativity Day (Dia Mundial da Criatividade)que, nesta edição 2022, contará com a participação de 100 cidades brasileiras e outras 30 do exterior, trazendo o envolvimento de 29 países, dentre eles: Brasil, Alemanha, Canadá, EUA, Arábia Saudita, França, Japão, China, Índia, entre outros.

Com o tema “Celebrar a vida”, o interessado pode se tornar um “inspirador” cadastrando algum projeto que proponha uma solução criativa e inspiradora para problemas da comunidade de Uberlândia e região. As inscrições vão até dia 18 de março e podem ser feitas de forma gratuita pelo portal do evento (clique aqui). E para quem deseja participar do evento conferindo todas as atividades, palestras e concorrendo a diversas bolsas de estudos das melhores instituições de ensino, basta fazer a inscrição gratuitamente a partir do dia 28 de março, no site do evento (clique aqui).

World Criativity Day acontecerá nos dias 20, 21 e 22 de abril de forma híbrida. Todos os projetos selecionados serão apresentados pelos inspiradores de forma virtual (na plataforma global do evento) e também haverá apresentações presenciais (nos espaços anfitriões de cada município envolvido).

Para a Mônica Debs, secretária municipal de Cultura e Turismo, o evento amplia as ideias e soluções criativas colaborando para a evolução da sociedade. “Uberlândia está entre as 130 cidades do planeta que foram selecionadas e participam buscando alternativas sustentáveis e criativas para os problemas cotidianos. E o evento é uma boa oportunidade para destacar nossos professores, empreendedores, estudantes, pesquisadores, artistas, criadores de conteúdo, produtores e tantos outros profissionais e integrantes da nossa comunidade que possuem propostas inteligentes e são transformadores sociais contribuindo para o bem da nossa população. É um orgulho estarmos de novo nesta iniciativa ao lado de tantos gigantes”, ressaltou a representante da pasta.

Para Viviane Lemes, líder responsável pelo evento em Uberlândia, a participação do município demonstra a importância da região.

“No ano passado, tivemos ideias incríveis que foram selecionadas para serem exibidas em outros países como Japão e Portugal. Neste ano, a nossa curadoria vai selecionar 15 projetos que demonstrarão os talentos da nossa região dando visibilidade de conhecimento, experiências e propostas criativas e de mudança sociais para milhares de pessoas em todo planeta. Portanto, convido qualquer morador de Uberlândia e região que tenha uma ideia transformadora. Se inscreva gratuitamente e faça parte deste movimento colaborativo, de inovação e de relevância mundial”, destacou a organizadora local. 

 Sobre o World Creativity Day 

World Creativity Day é uma iniciativa da World Creativity Organization, organização responsável por difundir a marca World Creativity Day, que atua globalmente para aumentar a conscientização de indivíduos, organizações e governos sobre o valor da criatividade como matéria-prima para a solução de problemas e, por extensão, no desenvolvimento social, tecnológico e econômico sustentáveis em nosso século.

Trata-se de uma comunidade global que reúne educadores, empreendedores criativos, líderes empresariais, tecnólogos, formuladores de políticas públicas, pesquisadores e outros agentes de mudança para promover e conectar iniciativas ​​em torno da criatividade, inovação, sustentabilidade e ações concretas para o desenvolvimento econômico, cultural e social.

World Creativity Dayrespondeu aos pedidos do Secretário-Geral das Nações Unidas sobre a Resolução 71/284 para chamar a atenção sobre a designação de 21 de abril como Dia Mundial da Criatividade e Inovação para todos os Estados Membros, organizações do sistema das Nações Unidas e outros organismos internacionais e internacionais, organizações regionais, bem como a sociedade civil, incluindo organizações não-governamentais e indivíduos.

Sobre a organização em Uberlândia

Uberlândia contará com uma comunidade formada pela líder, 15 inspiradores selecionados, voluntários que darão suporte à realização do evento em formato híbrido (empresas e instituições anfitriãs solidárias em disponibilizar espaço físico) e influenciadores que possam dar visibilidade aos talentos criativos e inovadores de nossa cidade.

Em 2021, Uberlândia deu oportunidade aos 33 projetos inscritos de poder compartilhar suas iniciativas na plataforma global e se destacou em outras 20 cidades espalhadas pelo Brasil, Japão e Portugal. Esta rede de conexões colocou a liderança de Uberlândia em posição de destaque e premiada como uma das três lideranças mais atuantes do Brasil.

Serviço


Inscrições para ser um Inspirador para o Dia Mundial da Criatividade
Quando: 
até 18 de março Acesse o link e saiba como!

Inscrições para participar das atividades do Dia Mundial da Criatividade

Quando: A partir do dia 28 de março

Acesse o link e saiba como!

Compartilhe:
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Veja Também