Notícias

Comunidade escolar é convidada a contribuir com o Pacto pela Alfabetização

Escolas do ensino fundamental estão realizando reuniões com as famílias para apresentar o novo programa realizado pela Prefeitura de Uberlândia e parceiros
10 de março de 2022
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Cleiton Borges - Secom / PMU

A Prefeitura de Uberlândia realizou nesta quarta-feira (9) a apresentação do Pacto pela Alfabetização para a comunidade escolar da Escola Municipal Professora Maria Leonor de Freitas Barbosa, no bairro Presidente Roosevelt. Durante toda a semana estão sendo realizadas reuniões com familiares de estudantes de 52 escolas municipais e duas Organizações da Sociedade Civil (OSCs) que oferecem ensino fundamental do 1º ao 5º ano para cerca de 20 mil alunos. Na oportunidade, as famílias são convidadas a contribuir com o Pacto e com a alfabetização das crianças.

“É indispensável termos a contribuição das famílias neste processo. Os trabalhos pedagógicos feitos nas escolas são importantes. Entretanto, isto não pode acontecer somente nas salas de aula. As famílias podem e devem participar incentivando as crianças a ler e a escrever também quando estiverem em casa”, disse a secretária municipal de Educação, Tania Toledo. Ela ressaltou que todos devem se empenhar para que as crianças tenham a oportunidade de conquistar uma trajetória escolar que lhes assegure a educação que têm direito.

Segundo a diretora da Escola Maria Leonor, Anarrúbia Amaral, o Pacto foi muito bem aceito pela equipe da escola. “É uma chance excelente de recuperarmos também o tempo parado durante a suspensão das aulas presenciais”, ressaltou.

A jornalista Priscilla Melo tem três filhos que estudam na Escola Maria Leonor e aprova a iniciativa do Pacto. “A minha filha mais nova, que tem seis anos de idade e está na fase de alfabetização, foi a mais prejudicada com a suspensão das aulas presenciais. A presença do professor é insubstituível, mas agora temos a chance de reparar os danos. Todos os envolvidos no Pacto estão de parabéns”, disse.

Pacto pela Alfabetização

O Pacto pela Alfabetização foi lançado em Uberlândia em fevereiro deste ano pelo prefeito Odelmo Leão e prioriza a alfabetização das crianças no primeiro ano do ensino fundamental. O programa terá duração de três anos e, com ele, o Município também passa a ter um plano estruturado de recuperação em 12 meses dos impactos de aprendizagem provocados nos estudantes pela pandemia de Covid-19 e consequente suspensão das aulas presenciais.

O Pacto atua para garantir o direito constitucional de cada criança à educação básica de qualidade, utilizando uma metodologia baseada em evidências que permite acompanhar o desenvolvimento de cada aluno, turma e escola, avaliando conquistas e corrigindo lacunas de aprendizagem sempre que necessário. O programa ainda oferece apoio à prática pedagógica dos professores por meio de capacitações, realiza modelagem de gestão e incentiva a atuação em rede, unindo pais, professores, gestores e demais membros da comunidade escolar em prol da alfabetização.

Para a sua realização nas escolas municipais, a Secretaria Municipal de Educação (SME) tem como parceiros o Instituto Projeto de Vida (Uberlândia), Instituto Raiar (Brasília) e Instituto Alfa e Beto (Brasília). Cabe aos institutos o fomento financeiro e apoio gerencial para execução do Pacto, por meio das aquisições de materiais didáticos para alunos e professores, capacitações das equipes e ofertas de instrumentos de monitoramento para detectar as adequações necessárias durante a execução do projeto.

A implantação do Pacto em Uberlândia está em consonância com a Política Nacional de Alfabetização (PNA), conduzida pelo Ministério da Educação (MEC). A PNA visa elevar a qualidade da alfabetização, combater o analfabetismo em todo o território brasileiro e promover práticas de alfabetização mais eficazes, a fim de criar melhores condições para o ensino e a aprendizagem das habilidades de leitura e de escrita em todo o país.

Compartilhe:
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Veja Também