Notícias

Inicia-se nesta segunda (14) semana dedicada ao consumidor

Em comemoração ao Dia do Consumidor (15), palestras, atendimento gratuito na região central e plantio de mudas serão realizados entre os dias 14 e 18 de março
14 de março de 2022
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Foto: Divulgação

Em comemoração ao Dia do Consumidor (15), a Superintendência de Defesa e Proteção do Consumidor (Procon) vai realizar uma semana repleta de atividades. Entre os dias 14 e 18 de março, terão palestras educativas em escolas, plantio de mudas nativas do cerrado, ações concentradas de fiscalização e atendimentos por meio do Procon Móvel, na praça Tubal Vilela.

De acordo com Egmar Ferraz, superintendente do Procon, a data é bastante significativa ao consumidor, visto os últimos avanços na área em Uberlândia. Entre eles, a descentralização e ampliação nos atendimentos por meio do Procon Móvel; melhorias no atendimento por meio do novo sistema de telefonia digital com ampliação de linhas e contact center; implementação da Escola do Consumidor e capacitações internas com foco no direito do consumidor.
O Procon Uberlândia foi a segundo em número de atendimentos realizados em Minas Gerais no ano passado, com 12.003 procedimentos abertos, além de 36.565 atendimentos pelo 151. A unidade está entre os cinco Procons mais atuantes do Estado desde 2017.

Palestras
Por meio da Escola de Educação Financeira e Direito do Consumidor do Procon, sete palestras educativas serão realizadas nessa semana aos alunos da rede pública dos 9º anos com o tema “O Sucesso Financeiro Começa Agora – o impacto das relações de consumo no futuro da sociedade”. Os estudantes das escolas Josiany França (Canaã), Carlota de Andrade Marquez (Jardim Célia), Profª. Stella Saraiva Peano (Guarani), Profª. Carlota de Andrade (Jardim Célia) e Profº. Jacy de Assis (Laranjeiras) vão aprimorar a consciência e, sobretudo, permitir que se preparem para lidar com o universo do dinheiro. “Na prática, a educação financeira é dar condições para uma pessoa decidir melhor o que fazer com o dinheiro, como economizar, enfim, como planejar”, ressalta Egmar Ferraz.

Plantio mudas
No bairro Guarani, mudas nativas do Cerrado, como Ipê Amarelo, serão plantadas na Escola Profª. Stella Saraiva Peano, em parceria com o Programa Buriti. As mudas vão ajudar na recomposição e reconstrução da área escolar e simboliza a importância de cuidar do meio ambiente através do consumo sustentável e consciente. Durante todo o processo de desenvolvimento das mudas, os estudantes do 9ª ano serão responsáveis pela manutenção e cuidados.

Procon Móvel
Ainda em comemoração ao Dia do Consumidor, a van do Procon Móvel vai ficar estacionada cindo dias na Praça Tubal Vilela, onde existe grande demanda pelo serviço oferecido. O cidadão pode fazer reclamações sobre problemas que ferem os direitos do consumidor, contra fornecedores de produtos e serviços. Os atendimentos são gratuitos e são feitos sem a necessidade de agendamento. Para abrir um procedimento, é preciso levar cópias dos documentos pessoais, dos contratos firmados entre as partes, comprovantes da aquisição do bem e números de protocolo de reclamações junto às empresas.

Inicia-se nesta segunda (14) semana dedicada ao consumidor 1
Foto: Divulgação

Ações Semana do Consumidor

Procon Móvel
Data: 14/03 a 18/03
Horário: Das 12h às 17h
Local: Praça Tubal Vilela

Plantio mudas Ipê Amarelo
Data: 15/03
Horário: 9h
Local: Escola Municipal Profª. Stella Saraiva Peano (dia 15) – Av. Clássica, 333,bairro Guarani

Palestras educativas
Data: 14/03 a 18/03
Tema: “O Sucesso financeiro começa agora! O impacto das relações de consumo no futuro da sociedade”
Dia 14 – Escola Municipal Profª. Josiany França – 7h20 e 9h
Dia 15 – Escola Municipal Profª. Stella Saraiva Peano – 8h
Dia 16 – Escola Municipal Odilon Custódio Pereira – 7h20
Dia 17 – Escola Municipal Profª. Carlota de Andrade Marquez – 8h30
Dia 18 – Escola Municipal Prof. Jacy de Assis – 7h10 e 8h

Compartilhe:
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Veja Também