Notícias

Prefeitura participa da Femec 2022 com programação especial

Além de promover encontro técnico, Município desenvolveu, junto ao Sebrae Minas e à Emater-MG, espaços para apoiar startups e agroindústrias de pequeno porte no evento
17 de março de 2022
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
O Campo Experimental Basalto da Prefeitura de Uberlândia na Femec 2022 - Divulgação

Com o compromisso de apoiar e estimular a economia e a inovação, a Prefeitura de Uberlândia preparou uma programação especial dentro da Feira do Agronegócio Mineiro (Femec) 2022. No evento, que começa na próxima terça-feira (22) e segue até o dia 25 de março, a administração municipal contará com espaço para startups, agroindústria de pequeno porte e da agricultura familiar, reuniões de negócios e apresentação de ensaios sobre o pó de basalto.

Na abertura, às 10h de terça, a Prefeitura também assina com o Banco do Brasil um termo de mútua cooperação técnica do Polo Agromineral de Uberlândia. Lançado pela gestão municipal em dezembro, o polo envolve uma série de políticas públicas de fomento à produção e distribuição de remineralizadores de solo como o pó de basalto, colocando a cidade como referência nacional no segmento.

“Esse acordo de cooperação técnica com o Banco do Brasil é mais um importante passo que daremos na consolidação de Uberlândia como Polo Agromineral Verde. E tão importante quanto a chegada da nova parceria é a nossa presença na Femec, que é uma feira tradicional de apoio ao homem do campo. Nossa participação vem reafirmar a disposição da Prefeitura de criar boas oportunidades para nossos empreendedores que atuam no agronegócio, especialmente os pequenos produtores e empreendimentos que se propõem a levar tecnologia para o setor”, disse o prefeito Odelmo Leão.

A Femec 2022 é organizada pelo Sindicato Rural de Uberlândia no Parque de Exposições Camaru e tem a Prefeitura como um dos principais parceiros nesta que é a sua 9ª edição. A feira vai de 22 a 25 de março com o tema “Agronegócio Sustentável Alimentando o Mundo”. A entrada é franca e a visitação vai das 9h às 20h em todos os dias.

Prefeitura na Femec

Na retomada da Feira do Agronegócio Mineiro, que teve as edições de 2020 e 2021 suspensas devido à pandemia, a Prefeitura de Uberlândia terá um stand, um campo experimental e dois espaços de apoio a expositores organizados por meio da Secretaria Municipal de Agronegócio, Economia e Inovação (SMAEI). Dois desses espaços são dedicados aos empreendimentos locais ligados ao agronegócio. Esses empreendedores atenderam a chamamento público aberto pela secretaria no final de fevereiro.

Entre os participantes que se interessaram em expor voluntariamente seus produtos e serviços estão oito produtores ligados à agroindústria de pequeno porte e da agricultura familiar. O espaço criado para eles teve parceria da Emater-MG e se chama Empório Agro. Além disso, há o espaço Inovação, desenvolvido junto ao Sebrae Minas, que é voltado às 17 startups do agronegócio que responderam ao chamamento público.

Também haverá o stand exclusivo da Prefeitura de Uberlândia, que contará com uma da sala de reuniões para negócios. Trata-se de um local mobiliado e com ponto de internet preparado para dar suporte estrutural aos empreendedores no fechamento de parcerias junto aos participantes do evento.

A gestão municipal ainda apresenta ao público o Campo Experimental Basalto. Uma verdadeira horta plantada em plena Femec com solo enriquecido pelo remineralizador de solo. É uma oportunidade para que os visitantes constatem os resultados obtidos com o pó de basalto e saibam mais detalhes sobre as pesquisas conduzidas pelo Município, que é o primeiro Polo Agromineral Verde do Brasil.

Por uma nova agricultura

Junto à toda a estrutura organizada para a Femec, a Prefeitura de Uberlândia realiza na tarde de terça-feira, às 14h30, o encontro técnico “Remineralizadores de Solo e Bioinsumos: uma nova realidade da agricultura brasileira”. A reunião, realizada no auditório do Pavilhão de Agronegócio, contará com a presença do ex-ministro da Agricultura Allysson Paolinelli, estudioso e entusiasta do uso de pó de rocha nas lavouras.

Confira mais informações e programação da Femec 2022 clicando AQUI.

Compartilhe:
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Veja Também