Notícias

Prefeitura participa de lançamento oficial da Femec 2022

Mais de 200 expositores estarão nos quatro dias da maior feira do agronegócio mineiro; abertura acontece na próxima terça (22)
18 de março de 2022
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

O Sindicato Rural de Uberlândia lançou oficialmente, na noite desra sexta-feira (18), a programação da edição 2022 da Feira do Agronegócio Mineiro, a Femec. O prefeito Odelmo Leão acompanhou o anúncio do evento, que tem na Prefeitura de Uberlândia um dos principais parceiros.

“É com grande satisfação que fazemos parte desta importante edição da Femec, em que vamos poder contribuir com o tema, que trata da sustentabilidade do agronegócio. Então, quem passar pela feira poderá conhecer o nosso Campo Experimental de Basalto- uma rocha cujo pó é um pontente remineralizador de solo”, disse o prefeito. “Esse evento veio no momento certo, em que é urgente pensarmos em alternativas aos tradicionais fertilizantes e o pó de rocha pode ser a solução.”

O presidente do sindicato, Thiago Silveira, destacou o apoio da gestão municipal para a realização da feira, que vai reunir 215 expositores entre os dias 22 e 25 de março no Parque de Exposições Camaru.

“A Prefeitura de Uberlândia é nosso principal parceiro e sua presença é muito importante para que possamos realizar o evento neste ano, inclusive falando do pó de basalto, que é um remineralizador sobre o qual a Prefeitura tem estudado desde 2019. O prefeito foi visionário e agora as lideranças nacionais estão despertando para os remineralizadores”, declarou Thiago Silveira.

A secretária de Agronegócio, Economia e Inovação Thalita Jorge também participou do lançamento. “Aqui, na feira, atuaremos, especialmente, em duas frentes: com pesquisa e suporte a empreendedores ligados ao agronegócio”, contou.

Prefeitura na Femec

Na retomada da Feira do Agronegócio Mineiro, que teve as edições de 2020 e 2021 suspensas devido à pandemia, a Prefeitura de Uberlândia terá um stand, um campo experimental e dois espaços de apoio a expositores organizados por meio da Secretaria Municipal de Agronegócio, Economia e Inovação (SMAEI). Dois desses espaços são dedicados aos empreendimentos locais ligados ao agronegócio. Esses empreendedores atenderam a chamamento público aberto pela secretaria no final de fevereiro.

Entre os participantes que se interessaram em expor voluntariamente seus produtos e serviços estão oito produtores ligados à agroindústria de pequeno porte e da agricultura familiar. O espaço criado para eles teve parceria da Emater-MG e se chama Empório Agro. Além disso, há o espaço Inovação, desenvolvido junto ao Sebrae Minas, que é voltado às 17 startups do agronegócio que responderam ao chamamento público.

Também haverá o stand exclusivo da Prefeitura de Uberlândia, que contará com uma da sala de reuniões para negócios. Trata-se de um local mobiliado e com ponto de internet preparado para dar suporte estrutural aos empreendedores no fechamento de parcerias junto aos participantes do evento.

A gestão municipal ainda apresenta ao público o Campo Experimental Basalto. Uma verdadeira horta plantada em plena Femec com solo enriquecido pelo remineralizador de solo. É uma oportunidade para que os visitantes constatem os resultados obtidos com o pó de basalto e saibam mais detalhes sobre as pesquisas conduzidas pelo Município, que é o primeiro Polo Agromineral Verde do Brasil.

Por uma nova agricultura

Na abertura, às 10h de terça, a Prefeitura também assina com o Banco do Brasil um termo de mútua cooperação técnica do Polo Agromineral de Uberlândia. Lançado pela gestão municipal em dezembro, o polo envolve uma série de políticas públicas de fomento à produção e distribuição de remineralizadores de solo como o pó de basalto, colocando a cidade como referência nacional no segmento.

Junto à toda a estrutura organizada para a Femec, a Prefeitura de Uberlândia realiza na tarde de terça-feira, às 14h30, o encontro técnico “Remineralizadores de Solo e Bioinsumos: uma nova realidade da agricultura brasileira”. A reunião, realizada no auditório do Pavilhão de Agronegócio, contará com a presença do ex-ministro da Agricultura Allysson Paolinelli, estudioso e entusiasta do uso de pó de rocha nas lavouras.

Confira mais informações e programação da Femec 2022 clicando AQUI.

Compartilhe:
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Veja Também