Notícias

Atividades de conscientização marcam a Semana da Água do Dmae

Evento conta com palestras, pintura de bocas de lobos, Cine Água e blitz ambiental
21 de março de 2022
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

O Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae) promove nesta semana diversas atividades presenciais em comemoração ao Dia Mundial da Água, celebrado no dia 22 de março. As ações serão realizadas pela gerência ambiental da autarquia através do Programa Escola Água Cidadã (Peac) em parceria com a Fundação Uberlandense do Turismo, Esporte e Lazer (Futel) e as secretarias municipais de Cultura e Turismo e de Meio Ambiente e Serviços Urbanos.

A supervisora do Peac, Priscilla Petrocelli, destaca que as ações visam reforçar a importância desse recurso hídrico para a sociedade, reforçando ações de preservação dos rios e nascentes.

“Nosso intuito é trazer a comunidade para estas ações educativas, assim realizamos a conscientização com os estudantes e a sociedade através de atividades práticas, como a pintura das bocas de lobos, palestras, Cine Água e blitz ambiental”, disse.

Programação

Nesta segunda-feira (21), tem Cine Água e apresentações de teatro da Turminha do Cerrado. Já na terça-feira (22), uma ação de conscientização externa ocorrerá com a pintura de bocas de lobos e poços de visita (PVs) no Parque do Sabiá (entrada pelo Tibery), mostrando que a água da chuva é canalizada nesses locais, desaguando nos rios e indo até o mar.

“Com isso, nosso objetivo é evitar que resíduos caiam na rede de drenagem pluvial, uma vez que o lixo que entra nas bocas de lobos deságua nos rios ou causam entupimentos”, afirmou Priscilla Petrocelli.

Já de 23 a 25 de março, será realizada, na sede do Dmae, uma série de palestras paras as escolas e instituições, com o tema: “Água, preservação e vida”. Além da preservação das nascentes e matas ciliares, será abordada a importância do tratamento da água que chega às residências; o ciclo da água na natureza e os riscos dos agrotóxicos para o solo e o lençol freático.

Na quarta-feira (23), o Peac vai fazer uma blitz ambiental na feira do bairro Shopping Park com a entrega de kits com folhetos e lixo car. Na oportunidade será divulgado o convite para o Cine Água e a apresentação musical da Orquestra do Instituto Alexa que acontecerá sexta-feira (25) às 18h30.

Para fechar a semana, no sábado (26), o Dmae, em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente e Serviços Urbanos, vai realizar uma ação educativa e de limpeza às margens do Córrego Lagoinha.

Confira a programação:

Segunda-feira (21)

Teatro Turminha do Cerrado
Às 8h e 14h 
Local: Centro Evangélico de Integração e Aprendizado (Ceia) Maria Dirce Gonçalves Miranda- Praça Dr. Manoel Crosara s/n – Saraiva

Cine Água
Às 8h e 14h 
Local: Centro de Esportes e Artes Unificados (CEU) Campo Alegre – Rua Cordilheira dos Andes, 1015 – São Jorge

Terça-feira (22)

Cine Água
Às 8h e 14h 
Local: CEU Shopping Park -R. Juvenília Mota Leite, 700

Pintura das bocas de lobos e PVs
A partir das 14h
Local: Parque do Sabiá (entrada do Tibery)

Quarta-feira (23)

Ciclo de Palestras: “Água: preservação e vida”
Às 10h, 13h e 18h
Local: Auditório do Dmae / Av. Rondon Pacheco, 6.400

Blitz Ambiental
A partir das 18h
Local: Feira do Shopping Park

Quinta-feira (24)

Ciclo de Palestras: Água: preservação e vida
Às 10h, 13h e 15h
Local: Auditório do Dmae / Av. Rondon Pacheco 6.400

Sexta-feira (25)

Ciclo de Palestras: “Água: preservação e vida”
Às 08h e 10h
Local: Auditório do Dmae / Av. Rondon Pacheco 6.400

Cine Água e Orquestra Instituto Alexa
Às 19h
Local: rua Juvenília Mota Leite, 700, Shopping Park

Sábado (26)

Limpeza do Córrego Lagoinha e troca de recicláveis
A partir das 9h
Local: Rua Aldorando José de Souza

Compartilhe:
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Veja Também