Notícias

Novos Hidrômetros devem ser pré-equipados para telemetria

Medida atende resolução municipal de maio de 2021 e lei federal 13312/2016
21 de março de 2022
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Para aumentar a eficiência do serviço de hidrometria, o Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae) está exigindo que os novos hidrômetros de grandes consumidores (DN 1” Qmáx de 10m³/h) estejam equipados ou pré-equipados para telemetria. Já os de pequenos consumidores (DN ¾” Qmáx até 5m³/h) utilizados em residências e em comércios, os medidores pré-equipados serão obrigatórios a partir de 25 de julho deste ano. A medida atende à resolução 11, publicada no Diário Oficial de Uberlândia de 12 de maio de 2021, com base na lei federal 13.312/16.

Novos Hidrômetros devem ser pré-equipados para telemetria 1

A diretora de planejamento do Dmae, Angélica Spirandelli, explicou que essa obrigatoriedade integra as ações de implantação do sistema de medição individualizada em condomínios verticais e horizontais. “A lei federal 13.312/16 estabeleceu um prazo de cinco anos para o sistema de medição individualizada entrar em vigor, incluindo a medição remota, ou seja, por telemetria. Dessa forma, estamos cumprindo a lei e nos antecipando aos novos modelos de medição que serão implantados pela autarquia”, afirmou.

Em janeiro deste ano, por meio de ofício, o Dmae entrou em contato com representantes do sindicato da construção civil no sentido de prestar orientação sobre a nova exigência. A autarquia recomendou a divulgação para as casas e lojas de materiais de construção se adequarem à resolução, com a comercialização de hidrômetros pré-equipados ou equipados para telemetria. Uma vez que já são obrigatórios para grandes consumidores e nos próximos meses serão exigidos para todos.

Monitoramento à distância

Em 2020, a autarquia executou um projeto piloto por seis meses, com monitoramento diário de consumo a distância em 40 grandes consumidores de Uberlândia. Dentre os locais em que o sistema de medição remota foi instalado estão fábricas localizadas no Distrito Industrial e condomínios residenciais nos bairros Copacabana e Jardim Holanda. Esta tecnologia tem como benefício, a rapidez, o monitoramento dos hidrômetros à distância e a leitura em locais de difícil acesso. Também é possível, acompanhar o consumo diariamente, detectar vazamentos internos e constatar irregularidades no medidor.  

Compartilhe:
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Veja Também

All articles loaded
No more articles to load