Notícias

Prefeitura firma acordos com Banco do Brasil e CPRM na abertura da Femec 2022

Parceiro do Sindicato Rural de Uberlândia na Feira do Agronegócio Mineiro, Município adotou novas ações para a promoção dos remineralizadores de solo
22 de março de 2022
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

A Prefeitura de Uberlândia deu mais um passo na promoção dos remineralizadores de solo como recurso sustentável para a produção agrícola do país. Durante a abertura da Feira do Agronegócio Mineiro (Femec 2022), no final da manhã desta terça-feira (22), o prefeito Odelmo Leão assinou acordos com o Banco do Brasil e o Serviço Geológico do Brasil (CPRM).

Prefeitura firma acordos com Banco do Brasil e CPRM na abertura da Femec 2022 1
Fotos: Valter de Paula/ Secretaria de Governo e Comunicação- PMU

Diante de uma plateia composta por produtores rurais e prefeitos, Odelmo Leão reforçou a necessidade de união. “Estamos passando por um momento grave no agronegócio, que precisa de apoio, políticas públicas e inovação. Juntos podemos revolucionar o campo com o pó de rocha. O agronegócio depende de todos nós. Eu agradeço a todos por estarem presentes a esse marco que representa o dia de hoje para o futuro da produção de alimentos no país”, declarou.

Marcos do Polo Agromineral

Com o Banco do Brasil, representado pelo superintendente estadual, Gustavo Henriques da Rocha, o Município asinou um termo de cooperação para o desenvolvimento da cidade como Polo Agromineral Verde. Na prática, o documento facilita o acesso de mineradoras e produtores rurais a linha de crédito para apoio na produção e comercialização de remineralizadores de solo como o pó de basalto- abundante em Uberlândia.

Já o diretor presidente da CPRM, Esteves Pedro Coldago, assinou com o prefeito a carta de intenções para expansão das pesquisas na região em torno das rochas ricas em minerais necessários à fertilização do solo.

“Estamos vivendo um momento ímpar para o agronegócio brasileiro e o Serviço Geológico do Brasil está comprometido em contribuir com o trabalho desenvolvido aqui em Uberlândia”, disse Coldago que, mais cedo, visitou mineradoras locais.

Apoio de produtores e autoridades

Prefeitura firma acordos com Banco do Brasil e CPRM na abertura da Femec 2022 2
Fotos: Valter de Paula/ Secretaria de Governo e Comunicação- PMU

O presidente da Campo, empresa parceira do Município no Polo Agromineral, Emiliano Botelho, também participou das duas assinaturas. Os acordos foram acompanhados pelo presidente do sindicato, Thiago Silveira, o governador mineiro, Romeu Zema, e a secretária de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Ana Valentini.

Entre as demais autoridades, estiveram presentes o presidente da Faemg, Antonio Pitangui Salvo, a secretária municipal de Governo e Comunicação, Ana Paula Junqueira, e a secretária municipal de Agronegócio, Economia e Inovação, Thalita Jorge, além de vereadores e prefeitos.

Prefeitura firma acordos com Banco do Brasil e CPRM na abertura da Femec 2022 3
Foto: Valter de Paula/ Secretaria de Governo e Comunicação- PMU

O evento ainda contou com o ex-ministro Allysson Paolinelli, entusiasta e estudioso dos remineralizadores de solo, defendeu a adesão dos produtores rurais ao pó de rocha. “Dizem que não temos alternativa aos fertilizantes que já existem, mas nós temos e são os remineralizadores”, declarou.

A Femec segue até sexta-feira (25) no Parque de Exposições Camaru. A entrada é gratuita para conferir serviços e produtos de mais de 200 expositores.

Prefeitura na Femec

Na retomada da Feira do Agronegócio Mineiro, que teve as edições de 2020 e 2021 suspensas devido à pandemia, a Prefeitura de Uberlândia tem um stand, um campo experimental e dois espaços de apoio a expositores organizados por meio da Secretaria Municipal de Agronegócio, Economia e Inovação (SMAEI). Dois desses espaços são dedicados aos empreendimentos locais ligados ao agronegócio. Esses empreendedores atenderam a chamamento público aberto pela secretaria no final de fevereiro.

Entre os participantes que se interessaram em expor voluntariamente seus produtos e serviços estão oito produtores ligados à agroindústria de pequeno porte e da agricultura familiar. O espaço criado para eles teve parceria da Emater-MG e se chama Empório Agro.

Além disso, há o espaço Inovação, desenvolvido junto ao Sebrae Minas, que é voltado às 17 startups do agronegócio que responderam ao chamamento público.

Também há o stand exclusivo da Prefeitura de Uberlândia, que contará com uma da sala de reuniões para negócios. Trata-se de um local mobiliado e com ponto de internet preparado para dar suporte estrutural aos empreendedores no fechamento de parcerias junto aos participantes do evento.

A gestão municipal ainda apresenta ao público o Campo Experimental Basalto. Uma verdadeira horta plantada em plena Femec com solo enriquecido pelo remineralizador de solo. É uma oportunidade para que os visitantes constatem os resultados obtidos com o pó de basalto e saibam mais detalhes sobre as pesquisas conduzidas pelo Município, que é o primeiro Polo Agromineral Verde do Brasil.

Por uma nova agricultura

Ainda na tarde de terça-feira, a Prefeitura realiza o encontro técnico “Remineralizadores de Solo e Bioinsumos: uma nova realidade da agricultura brasileira”. A reunião será no auditório do Pavilhão de Agronegócio.

Confira mais informações e programação da Femec 2022 clicando AQUI.

Compartilhe:
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Veja Também