Notícias

Prefeitura promove reunião de negócios com mineradoras na Femec

Um dos objetivos da gestão municipal na feira é criar condições para a rochagem voltada à produção de remineralizadores de solo
23 de março de 2022
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

No segundo dia da Feira do Agronegócio Mineiro (Femec 2022), a Prefeitura de Uberlândia viabilizou um importante encontro entre mineradoras da região e empresas especializadas em equipamentos e peças para rochagem. Da reunião de Negócios, realizada no Parque de Exposições Camaru, participaram seis mineradoras e três fornecedores de equipamentos.

O prefeito Odelmo Leão assistiu os trabalhos acompanhado da secretária de Agronegócio, Economia e Inovação, Thalita Jorge, e do secretário de Gestão Estratégica Rafael Silveira, além de membros do Sindicato Rural de Uberlândia e representantes da empresa Campo- parceira do Município na criação do Polo Agromineral Verde de Uberlândia.

“O poder público precisa ser um facilitador e viabilizarmos uma oportunidade como essa, aproximando quem já tem a expertise em fabricar máquinas e peças voltadas para a rochagem das mineradoras interessadas em investir na produção e comercialização do pó de rocha é mais uma mostra de como estamos trabalhando para que os remineralizadores de solo sejam uma realidade o quanto antes. Já sabemos que, comprovadamente, o pó de rocha , como o basalto, pode recuperar e fortalecer solos e revolucionar a produção de alimentos no Brasil”, afirmou Odelmo Leão.

Prefeitura promove reunião de negócios com mineradoras na Femec 1
Foto: Valter de Paula/Secretaria de Governo e Comunicação- PMU

  De Uberlândia, estiveram presentes representantes das mineradoras Ecobrix, BT Construção, BLS Mineradora e Luvas Mineradora. A reunião também contou com a pedreira Beira Rio (de Uberaba) e a WW Britagem (de Ituiutaba). Da parte dos fornecedores, o encontro recebeu as rempresas Astec do Brasil, Bluetec do Brasil e Metso Outotec Brasil.

Políticas públicas em prol dos remineralizadores

A Prefeitura de Uberlândia conduz estudos sobre o tema desde 2017, mas foi a partir de outubro de 2019, quando promoveu o 1º Seminário sobre Remineralizadores de Solo do Triângulo Mineiro, que o trabalho evoluiu para a promoção do pó de rocha como política pública, tendo no pó de basalto o foco principal.

Como remineralizador de solo, o pó de basalto é capaz de auxiliar na recuperação da terra da forma mais natural possível e com viabilidade econômica, que é o grande desafio de todo produtor. O material possui destaque para as concentrações de cálcio, magnésio e potássio. Os estudos apontam para aumento de rendimento na produção e melhora de sanidade das plantas, com maior retenção de carbono no solo e maior resistência às intempéries. Consequentemente, o minério colabora na redução do uso de fertilizantes sintéticos, que encarecem os custos da lavoura.

Em outubro de 2021, a Prefeitura de Uberlândia entregou, junto à empresa Campo e com apoio da VLI, um estudo para as mineradoras da região. O material é uma referência técnica para as interessadas em produzir e comercializar o subproduto da mineração para aplicação em lavouras.

No final do mesmo ano, a Prefeitura de Uberlândia firmou acordo de cooperação técnica com a Campo e lançou o 1º Polo Agromineral Verde do país. A ação tem, entre outros objetivos, a expansão das pesquisas sobre remineralizadores de solo, abrangendo rochas como gnaisse e micaxisto.

 Na abertura da Femec, nesta terça-feira (22), A Prefeitura de Uberlândia firmou acordos com o Serviço Geológico do Brasil (CPRM) e o Banco do Brasil. Com o Banco do Brasil, o Município assinou um termo de cooperação para o desenvolvimento da cidade como Polo Agromineral Verde, que prevê facilidade de acesso a linha crédito a mineradoras e produtores rurais. Já pela CPRM, foi ratificada uma carta de intenções para expansão das pesquisas na região em torno das rochas ricas em minerais necessários à fertilização do solo.

Compartilhe:
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Veja Também