Notícias

Prefeitura amplia alcance da alfabetização de jovens e adultos com nova turma

Cerca de 20 estudantes receberão oportunidade de escolarização por meio da Secretaria Municipal de Educação, que firmou parceria com empresa privada
24 de março de 2022
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

A Prefeitura de Uberlândia, atenta à formação educacional da população, por meio do Programa Municipal de Alfabetização de Jovens e Adultos (Pmaja), promovido pelo Centro Municipal de Estudos e Projetos Educacionais Julieta Diniz (Cemepe), abre nova turma para atender pessoas que não tiveram oportunidade de acesso à escolarização. A ação permite com que empresas privadas abram suas portas, a partir de parceria com a Secretaria de Educação, para possibilitar alfabetização por meio de experiência profissional.

Com a iniciativa da Prefeitura, a Secretaria Municipal de Educação designa professor, material didático e acompanhamento pedagógico às empresas interessadas. Por outro lado, elas podem oferecer infraestrutura com salas de aula climatizadas, carteiras, quadro branco, mesa para professor, aparelho de TV, refeitórios, banheiros, lanches, além de outros suportes para os estudantes.

Desta vez, por atendimento à solicitação da Brasal Incorporações, empresa do ramo de construção civil, uma turma de 20 alunos será aberta. O início das aulas no canteiro de obras da empresa está programado para o dia 04 de abril (segunda-feira). A previsão é de que o ciclo de alfabetização desta turma seja concluído até o dia 20 de dezembro deste ano.

“A alfabetização por meio do Pmaja é um compromisso que temos com a formação educacional das pessoas. Ampliar e conseguir atender mais estudantes é uma maneira de abrir novos horizontes para quem, por variados motivos, não teve esta chance no momento oportuno. Portanto, é importante firmarmos parcerias para difundir ainda mais o alcance deste programa”, enfatizou a secretária de Educação, Tania Toledo.

 O objetivo do Pmaja é atender jovens e adultos que não participaram do ensino regular em idades consideradas adequadas. As salas do programa são multisseriadas, podendo conter diferentes faixas etárias e níveis de escolarização. “Oportunizar o acesso à educação em ambiente de trabalho está de acordo com uma importante diretriz do Pmaja: a sensibilização diante da realidade vivida por estes trabalhadores, que têm percursos de vida diferenciados e que lutam, muitas vezes, pelo direito à alfabetização e escolarização”, contou a diretora do Cemepe, Divina Lúcia.

Hoje, pelo Pmaja, Uberlândia conta com 40 salas, sendo 15 individuais em espaços cedidos e outras 25 que estão alocadas em 13 escolas da rede municipal de ensino. O Pmaja pertence à modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA) e tem matriculado, em 2022, cerca de 535 alunos.

Ainda existem 80 vagas disponíveis para o Pmaja no município. Para solicitar ou se inscrever, empresas ou interessados nas vagas podem procurar as escolas, Centro Educacional de Assistência Integrada ao Idoso (Ceai), Associação dos Surdos de Uberlândia (Asul) e Centro de Excelência em Reabilitação e Trabalho Orientado de Uberlândia (Certo), ou, entrar em contato com o Cemepe pelo telefone: (34) 3212-4363.

Compartilhe:
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Veja Também

All articles loaded
No more articles to load