A Prefeitura de Uberlândia, por meio da Secretaria Municipal de Agronegócio, Economia e Inovação, promoveu, nesta sexta-feira (25), último dia da Feira do Agronegócio Mineiro (Femec) 2022, o evento Reconecta. Na oportunidade, atores do ecossistema de inovação de Uberlândia apresentaram suas ações voltadas para o setor de inovação tecnológica.
“O agronegócio de hoje não é mais aquele que conhecíamos antigamente. É importante que o produtor se atualize e acompanhe a modernização, ou ele não conseguirá competir no mercado. Eu criei a Secretaria de Agronegócio, Economia e Inovação porque o Agronegócio precisa estar envolvido ‘da porteira pra fora’, até chegar ao consumidor. Para existir esta interação, é necessária a inovação”, afirmou o prefeito Odelmo Leão.
Participaram de forma direta, 15 representantes de instituições e órgãos que atuam no âmbito da promoção da inovação. Cada um deles teve, em média, três minutos para falar sobre os serviços e ações que estão sendo desenvolvidos e são voltados para a inovação.
Os atores do ecossistema de inovação de Uberlândia foram:
- Prefeitura de Uberlândia (Secretaria Municipal de Agronegócio, Economia e Inovação);
- Processamento De Dados De Uberlândia (Prodaub);
- Amcham;
- Brain;
- Centro de Incubação de Atividades Empreendedoras (Ciaem);
- Conselho de Desenvolvimento Econômico de Uberlândia (Coden);
- Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM);
- Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg);
- Minas Tecnologia e Inovação (MTI);
- Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae);
- Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac);
- Uberhub;
- Uberhun Code Club;
- Uberhub Mulher;
- Universidade Federal de Uberlândia (UFU);
- Centro Universitário UNA.
Startups
O evento Reconecta contou, ainda, com a participação de 17 startups, que durante toda a Femec estiveram presentes no stand da Prefeitura de Uberlândia, por meio de parceria com o Sebrae Minas, expondo seus trabalhos ligados diretamente ao setor do Agro.
Para a secretária de Agronegócio, Economia e Inovação, Thalita Jorge, a conclusão da Femec possibilitou que as startups colocassem seus serviços em evidência e oportunizassem negócios. “Conseguimos constatar, por meio das startups locais que trouxemos, que a Femec proporcionou várias oportunidades de negócios pra elas. E esse é o nosso objetivo: trabalhar, contribuir para o desenvolvimento econômico e sustentável da nossa cidade”, destacou a secretária.