Notícias

Prefeitura entrega Complexo Social Maravilha neste domingo (27)

Espaço localizado no bairro Maravilha oferecerá cursos e atividades de lazer e esportivas
27 de março de 2022
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

A região norte da cidade conta agora com o Complexo Social Maravilha (Praça da Juventude), entregue para a população neste domingo (27) pelo prefeito Odelmo Leão. O equipamento público fica localizado na rua Mateus, no bairro Maravilha, e foi planejado e implantado para oferecer lazer, estrutura esportiva, atividades culturais e cursos profissionalizantes. O local ficará sob a responsabilidade da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Trabalho e Habitação (Sedesth).

A inauguração foi um momento marcante para a comunidade que compareceu e aproveitou os serviços disponíveis do Procon Móvel e Busão Social, além das doações de diversas mudas de plantas pelo Horto Municipal. Para Iracema Marques, secretária da pasta responsável pelo novo complexo, o formato é uma novidade ousada que abrangerá crianças, jovens e idosos. “Quando abraçamos o projeto, a secretária de Governo e Comunicação, Ana Paula Junqueira, avisou que não queria um centro que atendesse só crianças e jovens, mas também que houvesse projetos para os idosos. E foi isso que aconteceu. Na gestão Odelmo, as ideias saem do papel e viram realidade”, pontuou a responsável pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Trabalho e Habitação.

Durante a entrega do Complexo Social para a comunidade, o Prefeito Odelmo Leão ressaltou ao lado de autoridades presentes, parlamentares e secretários municipais, a importância da boa gestão mesmo em tempos de crise. “Todos sabem o que minha equipe e eu passamos quando assumimos a Prefeitura no final de 2017. Encaramos desequilíbrio nas contas públicas, enfrentamos uma dengue, depois uma pandemia de Covid-19, junto com ela uma crise econômica violenta. E estarmos aqui hoje, entregando um Complexo Social deste porte que, por anos na gestão anterior, estava no chão batido, é de um orgulho imenso para nós e para todos os parlamentares e moradores que lutaram por esta realidade. Como diz o provérbio bíblico: ‘toda espera tem a sua recompensa’ e mais uma vez, Deus nos honra e nos dá sabedoria para erguer e executar o que estava esquecido”, celebrou Odelmo.  

Prefeitura entrega Complexo Social Maravilha neste domingo (27) 1

Atividades oferecidas

Inicialmente, o Complexo Maravilha oferecerá o Curso de Robótica para crianças e adolescentes com idade entre seis e 15 anos. Além de contribuir com o desenvolvimento do pensamento lógico e criativo por meio dos conhecimentos tecnológicos, o espaço possibilitará ainda uma educação ambiental com o uso de materiais recicláveis e reutilizáveis. Já para quem tem entre 15 e 18 anos será oferecido o Programa Jovem Aprendiz.

A juventude também poderá fazer atividades físicas e recreativas, cursos profissionalizantes e orientações sobre carreira profissional, visando a inclusão no mercado de trabalho. Para esta turma serão oferecidos os cursos Ferramentas de Marketing Digital – PSG, Web Design e Gestão de Carreira. Os jovens ainda terão um espaço de convivência onde acontecerão encontros e debates sobre temas inerentes à faixa etária.

Quem é idoso também poderá aproveitar as atividades do Complexo Maravilha, como aulas de dança, informática básica, informática de aparelhos celulares. Todos os usuários do Complexo Maravilha ainda serão encaminhados para serviços, programas e projetos ofertados pela Sedesth.

Futel no Complexo Maravilha

A Fundação Uberlandense do Turismo, Esporte e Lazer (Futel) também terá uma programação esportiva para o Complexo, com partidas de futebol envolvendo alunos da escolinha do poliesportivo Jardim Brasília e aulas de ginástica dançante. O espaço inaugurado também conta com quadra de areia para prática de vôlei de praia e peteca e ainda uma pista para esqueite.

Inscrições

Quem deseja se inscrever para as atividades do Complexo Maravilha devem comparecer à sede, localizada na rua Mateus, 1.110, bairro Maravilha. É necessário a apresentação de RG, CPF e comprovantes de endereço e de renda familiar.

Histórico

Com recursos oriundos de emenda parlamentar do deputado federal Weliton Prado, a assinatura do convênio por parte da Prefeitura de Uberlândia junto ao Governo Federal para a construção do complexo foi feita em novembro de 2012. Após retornar ao executivo em 2017, a atual administração municipal encontrou as obras paralisadas e, desde então, atuou para que o convênio fosse retomado e os trabalhos para conclusão da praça fossem retomados em março de 2020. O investimento total foi de R$ 2,2 milhões.


Compartilhe:
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Veja Também