Notícias

Caravana de Prevenção às Drogas retoma ações de conscientização

Alunos do 7º ao 9º anos da E.M. do Shopping Park assistiram palestras educativas e oficinas lúdicas; escola segue recebendo as atividades nesta semana
28 de março de 2022
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

A Secretaria Municipal de Prevenção às Drogas, Defesa Social e Defesa Civil (SMPDDSDC) retomou, na última semana, as atividades presenciais da Caravana de Prevenção às Drogas nas escolas do município. A ação de retorno foi realizada na Escola Municipal do Bairro Shopping Park, ofertando oficinas e palestras com temáticas sobre alcoolismo, adolescência e tabagismo.

A Caravana, que completa dez anos de atividades este ano, se renova com o desafio de voltar presencialmente as escolas, após dois anos realizando o projeto de maneira virtual, devido aos protocolos de biossegurança impostos pela pandemia da Covid-19. “É um novo aprendizado. Os alunos sentiram falta dessas ações na escola porque trazemos informações relevantes acerca da problemática do uso e abuso de substâncias psicoativas e as atividades presenciais só vem para somar com os alunos e também com a escola”, diz o coordenador do núcleo de Prevenção às Drogas da SMPDDSDC, Cleiton Rocha dos Santos (Kakko).

Foram atendidos os alunos do sétimo, oitavo e nono anos do período matutino da escola e, nesta semana, a secretaria responsável pela ação realizará atividades vespertinas com alunos do sexto, sétimo e oitavo anos. Durante a Caravana são oficinas de Grafite, Dança e Rimas e o Papo Legal.

A aluna Maryane Rakelly da Silva Reis (13) do nono ano relatou a importância das atividades ofertadas pelo projeto para o seu bem-estar físico e mental. “Eu sempre fui muito apegada a dança e fiquei dois anos afastada. Tem muita gente que não sabe o poder da dança, ela é o que mais me tira da tristeza. Gostei muito da oficina, pois me reaproximou desta modalidade da qual tanto gosto”.

O projeto também promoveu reflexões sobre as problemáticas causadas pelo consumo de drogas, possibilitando condições intelectuais para formação de consciência e responsabilidade, além de incentivar o desenvolvimento de hábitos saudáveis e o fortalecimento da comunidade escolar.

Durante a semana, a assistente social da SMPDDSDC, Carolina Grotto, palestrou sobre os prejuízos do tabagismo para as turmas da E. M. do Bairro Shopping Park e celebrou retorno à modalidade presencial. “Está sendo muito interessante e muito gostoso esse contato e interação novamente com os alunos. Presencialmente, é possível debater, além de que as palestras são mais lúdicas e participativas com os jovens, possibilitando trocar informações”, afirma a assistente social.

Compartilhe:
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Veja Também