Um grupo de 21 crianças, com idade entre quatro e cinco anos, viveu experiências inéditas nesta terça-feira (29). Elas estudam na Escola Municipal de Educação Infantil (Emei) Dr. José Ribeiro, no bairro Santa Luzia, e tiveram uma aula sobre educação alimentar de uma forma peculiar: em uma plantação de hortaliças no bairro Morada da Colina. A visita serviu para mostrar etapas do percurso do alimento, desde a produção de mudas até o momento da merenda na escola, além de destacar a importância de uma alimentação saudável. A atividade também faz parte 4ª edição da Jornada de Educação Alimentar e Nutricional (EAN), promovida pelo Ministério da Educação (MEC), e que tem a participação da Emei Dr. José Ribeiro.
“Muitas crianças nunca tiveram este tipo de vivência e o resultado foi excelente. Elas realmente se encantaram com o local e a produção de hortaliças, como alface, couve, mostarda e outras”, disse a diretora da unidade escolar, Adriana Mariano Junqueira. Segundo ela, as hortaliças adquiridas durante a visita serão utilizadas exclusivamente na merenda escolar desta semana.
Foi com bastante autenticidade que o estudante Miguel Sedassari, de cinco anos, descreveu a sensação da visita. Ao se declarar torcedor do Atlético Mineiro, ele disse que foi igual comemorar um gol do seu time preferido. “Eu gostei muito, fiquei muito feliz”, afirmou.
Durante a visita, o proprietário da plantação, Isao Okada mostrou seus cuidados com as hortaliças. “Tenho 86 anos e sempre é gratificante mostrar para as crianças como preparar a terra, produzir mudas, fazer o planto e a colheita e com isso oferecer uma alimentação mais saborosa e saudável”, disse o produtor, popularmente conhecido como Waldemar.