Notícias

Procon esclarece sobre pagamento de boletos vencidos no fim de semana

Lei federal estabelece que a efetivação pode ser realizada no primeiro dia útil seguinte, sem cobrança de juros e multas
30 de março de 2022
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Secretaria de Governo e Comunicação / PMU

Alguns consumidores têm dúvidas na hora de pagar boletos vencidos em feriados ou fins de semana. O Procon Uberlândia esclarece como deve ocorrer a cobrança pelas empresas emissoras de boletos e instituições bancárias. É importante entender que o pagamento não precisa ser realizado antes da data de vencimento, já que a Lei Federal Nº 7089/1983 estabelece que a efetivação pode ser realizada no primeiro dia útil seguinte, sem cobrança de juros e multas.

Caso o consumidor não efetue o pagamento no primeiro dia útil subsequente ao vencimento, quando este ocorrer no fim de semana, por exemplo, os juros serão cobrados a partir do vencimento original. Por isso, o superintendente do Procon, Egmar Ferraz, alerta para atenção aos prazos de vencimento, evitando pagamentos de juros e multas sem necessidade.

Para evitar eventuais atrasos, o Procon Uberlândia listou algumas formas de pagamento que o consumidor pode escolher para quitar seus boletos. Uma opção rápida é fazer a leitura do código de barras, por meio dos aplicativos de bancos, usando a câmera do celular. Outra possibilidade prática é utilizar o Internet Banking, onde o pagamento pode ser realizado através dos sites de cada instituição. Para aqueles que preferem meios tradicionais, as casas lotéricas e os caixas eletrônicos são as opções.

Compartilhe:
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Veja Também