Notícias

Uberlândia é referência nacional no Programa Saúde na Escola

Uberlândia é referência nacional no Programa Saúde na Escola Representantes do Ministério da Saúde estão em Uberlândia produzindo material que será divulgado para todo o Brasil
30 de março de 2022
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

O Programa Saúde Escolar (PSE), realizado pela Prefeitura de Uberlândia, foi selecionado para ser referência nacional em um vídeo comemorativo aos 15 anos de ações exitosas do Programa Saúde na Escola, do Ministério da Saúde (MS). O PSE é realizado por meio de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Secretaria Municipal de Educação (SME) e Superintendência Regional de Ensino de Uberlândia (SRE).

Nesta quinta-feira (30), representantes do órgão federal chegaram à cidade para coletar depoimentos de profissionais e pessoas atendidas e produzir vídeos sobre as atividades locais. Eles também participarão de reuniões com representantes locais e conhecerão pessoalmente unidades de saúde municipais e uma escola da rede municipal até esta quinta-feira (31). O material fará parte do vídeo que será divulgado para todo o Brasil mostrando ideias bem sucedidas.

Com ações voltadas para 13 temáticas, o PSE desenvolve trabalhos em áreas como saúde ocular, alimentação saudável e prevenção ao Aedes aegypti e ao uso do álcool, tabaco e drogas. As ações são feitas por 40 agentes de Saúde Escolar em 122 escolas municipais e 27 estaduais.

Segundo a coordenadora do Centro de Educação em Saúde / PSE, Andréa Flávia da Silva Corrêa, os trabalhos não pararam mesmo durante a suspensão das aulas presenciais em virtude da pandemia de covid-19.

“Produzimos vídeos e disponibilizamos pela internet pela plataforma Escola em Casa, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação. Além de manter os outros temas, também incluímos a questão da pandemia”, disse a coordenadora. Andréa ainda destaca que o trabalho só é bem sucedido devido às parcerias com outros setores da SMS, além da SME e SRE.

Analista técnica de Políticas Sociais do Ministério da Saúde, Kátia Godoy Cruz, conta que a experiência de Uberlândia contribui para o avanço de políticas que apoiam o desenvolvimento e o desempenho de estudantes.

“Queremos dar destaque para as ações do Programa Saúde na Escola e entender o que Uberlândia faz para ser destaque nessa ação. Uma das integrações mais importantes nas políticas públicas está na saúde com a integração. Então é muito importante trabalhar na rotina da escola para auxiliar no desenvolvimento de crianças mais saudáveis”, disse a analista.

Compartilhe:
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Veja Também