Notícias

Campanha de vacinação contra o sarampo inicia na próxima semana

Imunização será oferecida para crianças e profissionais de saúde
31 de março de 2022
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

A Prefeitura de Uberlândia inicia nesta segunda-feira (4) a Campanha Nacional contra o Sarampo. A vacinação faz parte de uma ação realizada pelo Ministério da Saúde (MS) e, neste ano, ocorrerá de forma simultânea com a Campanha de Vacinação contra a Influenza, que também começará na mesma data. A campanha é voltada para crianças de seis meses a menores de 5 anos (4 anos, 11 meses e 29 dias) e trabalhadores da área da saúde, que serão convocados para atualizar a situação vacinal.

“Nos últimos dois anos o Brasil teve registros de sarampo, uma doença que estávamos livres, mas voltou a ocorrer. Isto nos alerta sobre o perigo da doença e suas complicações. O sarampo não é uma simples doença infantil. Ele pode ter sérias complicações e, inclusive, levar a óbito, tanto crianças, quanto adultos”, disse a coordenadora do Programa Municipal de Imunização, Claubia Oliveira.

A meta do Ministério é vacinar, no mínimo, 95% das crianças que fazem parte do público-alvo. Para os trabalhadores da saúde não haverá meta de cobertura vacinal. De forma estratégica e definida pelo MS, as vacinas contra o sarampo e a influenza serão ofertadas para administração na mesma visita ao serviço de saúde. A vacinação simultânea é uma atividade recomendada pelo Programa Nacional de Imunizações para redução de oportunidades perdidas de vacinação.

Locais de vacinação

Em Uberlândia, a vacinação ocorrerá em todas as salas de vacinação do Município. Nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) será das 8h às 18h. Já nas Unidades Básicas de Saúde da Família (UBSFs) será das 7h30 às 16h30. Nas Unidades de Atendimento Integrados (UAIs) o atendimento acontecerá das 8h às 20h. Para atender melhor os trabalhadores, haverá horário estendido das 8h às 20h também nas UBSs Brasil e Tocantins.

Compartilhe:
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Veja Também