Notícias

Dmae promove ação pelo Programa Buriti na Fazenda do Glória da UFU

Após visita ao local, o reitor da UFU fez um agradecimento pelo trabalho realizado, que envolveu plantio de mudas e cercamento
31 de março de 2022
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

O Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae) realizou mais uma importante ação de preservação ambiental por meio do Programa Buriti. Dessa vez a área contemplada integra a Fazenda do Glória, que pertence à Universidade Federal de Uberlândia (UFU).

Na manhã desta quinta-feira (31), representantes da autarquia, da Prefeitura e da UFU foram conferir o resultado: mudas nativas do cerrado foram plantadas em um espaço de 10 mil metros quadrados e houve cercamento de 7.724 metros lineares com proteção de 153 hectares de áreas de preservação permanente (APP).

O diretor geral do Dmae, Adicionaldo dos Reis Cardoso, lembrou que estas ações integram o pilar de sustentabilidade da autarquia. “O programa Buriti é uma iniciativa que já existe há mais de 10 anos, protegendo as áreas de nascentes e matas ciliares dos córregos dentro das propriedades, ampliando as áreas de preservação ambiental na zona rural da cidade”.

O supervisor do Programa Buriti, Masterson Ferreira, apresentou um relatório com as ações realizadas na fazenda do Glória no final de 2021 e ressaltou o trabalho de preservação das nascentes à montante das captações de água de Uberlândia. “Esta é mais uma ação do Buriti, em sua área de atuação, protegendo as nascentes e contribuindo para o abastecimento de água da cidade”, afirmou.

Representando o prefeito Odelmo Leão, o vice prefeito, Paulo Sérgio Ferreira, destacou as parcerias com a UFU. “Estamos muito satisfeitos com esta parceria que beneficia o meio ambiente da nossa cidade e a nossa população.”

No evento, o reitor da UFU, Valder Steffen Junior, entregou um documento de agradecimento ao Dmae pela iniciativa e destacou o benefício da ação. “Além da proteção da área, certamente aqui será um local de visitação dos estudantes do curso de Engenharia Ambiental. Uberlândia tem dado exemplo de preservação ambiental por meio do Dmae”, disse.

Programa Buriti

O Programa Buriti atua na preservação e recuperação das nascentes nas bacias do ribeirão Bom Jardim e dos rios Uberabinha e Araguari. Desde a implantação, em 2008, já foram realizados 627 mil metros lineares de cerca e o plantio de 501 mil mudas nativas em uma área protegida aproximada de 6,9 mil hectares. O produtor rural não tem custo em implantar o programa. Para se cadastrar e receber os benefícios, basta entrar em contato com o Dmae pelo e-mail programaburitidmae@gmail.com ou pelo número 3233-2564. 

Compartilhe:
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Veja Também