Notícias

Prefeitura entrega obra do terminal do bairro Canaã

Complexo foi batizado com o nome da professora e empresária Augusta Maria Mendes Mota; estimativa é que 40 mil passageiros passem pelo local diariamente
1 de abril de 2022
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Empenhado em proporcionar mais mobilidade urbana para o município de Uberlândia, o prefeito Odelmo Leão inaugurou, na tarde desta sexta-feira (1º), o Terminal Augusta Maria Mendes Mota, no bairro Canaã, e a duplicação e drenagem pluvial da avenida Judeia. O novo complexo de transporte coletivo vai atender à população da região oeste da cidade, oferecendo dinamismo e desafogando outros terminais, como o do bairro Planalto. A operação terá início neste sábado (2).

O nome do terminal homenageia a professora e empresária Augusta Maria Mendes Mota. Entre as funções que exerceu durante sua vida, Augusta atuou na Secretaria Estadual de Trabalho e Administração de Recursos Humanos, foi membro do Conselho da Mulher Empresária da Associação Comercial e Industrial de Uberlândia (Aciub) e cônsul honorária de Portugal na cidade.

 “Entregar uma obra como esta para a nossa população significa que estamos conseguindo cumprir com os nossos objetivos. Este novo e moderno terminal, voltado para o transporte público, vai facilitar o acesso dos moradores desta região a várias outras, com mais rapidez e agilidade. Além disso, leva o nome de uma grande mulher, uma importante cidadã de nossa Uberlândia”, declarou o prefeito Odelmo Leão.

Entre os presentes à inauguração estava a secretária municipal de Governo e Comunicação, Ana Paula Junqueira e os secretários de Obras e de Trânsito e Transportes, Norberto Nunes e Divonei Gonçalves. Vereadores, presidentes das associações dos bairros Morada Nova, Chácaras Douradinho e Jaraguá e familiares da homenageada, além de moradores da região.

As obras, tanto do terminal quanto da Avenida Judeia, foram conduzidas pela vencedora da licitação Dreste Construtora sob fiscalização da Secretaria Municipal de Obras, com investimento de cerca de R$ 23 milhões oriundos do Programa de Infraestrutura de Transporte e da Mobilidade Urbana (Pró-Transporte).

Prefeitura  entrega obra do terminal do bairro Canaã 1
Valter de Paula/Secretaria de Governo e Comunicação

Sobre o terminal

No Terminal Canaã, os usuários contam com uma estrutura ampla, com 8,7 mil metros quadrados de área construída, três plataformas com banheiros, bebedouros, bicicletário, televisores com a previsão de chegada e partida dos ônibus, além de 58 câmeras que darão mais segurança aos passageiros. Ao todo, são 17 linhas disponíveis, com capacidade para cerca de 900 viagens diárias.

A estimativa da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (Settran) é de que 40 mil usuários passem, diariamente, pelo Terminal Canaã, que agora é o oitavo em funcionamento no município. Os usuários do transporte público já contam com os terminais Central, Umuarama, Santa Luzia, Planalto, Industrial, Novo Mundo e Dona Zulmira.

“O Terminal Canaã vai proporcionar a todos os usuários do transporte coletivo de Uberlândia uma integração. O projeto começou lá em 2011 com o prefeito Odelmo e ele deu sequência ao retornar à gestão municipal. O terminal dará integração a uma região que carecia dessa atenção”, avaliou o secretário de Trânsito e Transportes, Divonei Gonçalves.

Duplicação e drenagem pluvial da avenida Judeia

Além da construção do Terminal, o bairro Canaã ainda recebeu a duplicação e drenagem pluvial de um quilômetro e 250 metros da avenida Judeia, onde está localizado o novo complexo de ônibus. Foram criadas três novas faixas nos dois sentidos da pista, ampliando a largura da via de dez para 40 metros.

A modificação requalificou a via, tornando-a mais segura para pedestres, ciclistas e condutores. A via ainda foi contemplada com uma rede de drenagem. Na melhoria, 3.600 metros de tubulações foram utilizados para a drenagem pluvial do trecho, que era afetado por alagamentos.

“A região está crescendo muito, então era necessária a construção do Terminal Canaã, bem como a duplicação da avenida Judeia. O prefeito Odelmo Leão determinou que fizéssemos as melhorias para atender aos anseios e necessidades da população”, pontuou o secretário de Obras, Norberto Nunes.

Confira abaixo as linhas do novo terminal:

A801 Terminal Canaã – Jardim Canaã
A802 Terminal Canaã – Jardim Célia
A803 Terminal Canaã – Jardim Maanaim (via São Bento)
A806 Terminal Canaã – Residencial Monte Hebron
A820 Terminal Canaã – Jardim Holanda
A821 Terminal Canaã – Jardim das Palmeiras
A824 Terminal Canaã – São Lucas
A833 Terminal Canaã – Morada Nova
A834 Terminal Canaã – Nova Tangará (Taperão)
A835 Terminal Canaã – Douradinho
A836 Terminal Canaã – Residencial Pequis
A837 Terminal Canaã – Carinhosa – Dom José Mauro
A839 Terminal Canaã – Residencial Pequis (via São Bento)
E810 – Terminal Canaã – Terminal Central (Semiexpresso)
I850 Terminal Canaã – Terminal Industrial (via T. Planalto e T. Dona Zulmira)
T810 Terminal Canaã – Terminal Central (via Jardim Holanda)
T870 Terminal Canaã – Terminal Central (via Nova Uberlândia)

Quem está no Terminal Canaã e quer ir para o Terminal Central, pode usar a linha E810, que tem frequência de 5 minutos e faz parada nas praças Clarimundo Carneiro e Tubal Vilela. Outra opção é a linha paradora T810.

Quem está no Terminal Canaã e precisa ir para os Terminais Planalto, Dona Zulmira ou Industrial deve usar a linha I850.

Bairros beneficiados

As linhas de ônibus começam a funcionar neste sábado (2) e vão atender, principalmente, os bairros: Jardim Canaã, Jardim Célia, Jardim Maanaim, Jardim Holanda, Jardim das Palmeiras, São Bento, Lago Azul, Morada Nova, Douradinho, Residencial Monte Hebron, Residencial Pequis e Nova Uberlândia.

Compartilhe:
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Veja Também

All articles loaded
No more articles to load