Notícias

Campanhas de vacinação contra Influenza e Sarampo iniciam nesta segunda (4)

Imunização ocorre em todas as salas de imunização do município
4 de abril de 2022
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

A manhã desta segunda-feira (4) marcou o início da 24ª Campanha Nacional de Vacinação Contra a Influenza e, simultaneamente, a Campanha Nacional contra o Sarampo. Para a imunização contra a Influenza,a primeira etapa segue até 2 de maio, sendo aguardados mais de 122 mil pessoas entre idosos de 60 anos ou mais e trabalhadores da saúde. No caso da vacinação contra sarampo, o público-alvo inicial são crianças de seis meses a menores de 5 anos (4 anos, 11 meses e 29 dias) e, também, trabalhadores da área da saúde.

O objetivo é vacinar, pelo menos, 90% de cada um dos grupos prioritários para vacinação contra influenza. O dia D de mobilização nacional ocorre no último sábado deste de abril, dia 30. Já na campanha do Sarampo, a meta do Ministério é vacinar, no mínimo, 95% das crianças que fazem parte do público-alvo. Para os trabalhadores da saúde não há meta de cobertura vacinal.

Aos 77 anos, a dona-de-casa Terezinha dos Santos Naves esteve cedo na UAI Tibery para se proteger contra as gripes. “A vacina pra mim é muito importante, pois é aquilo que o povo fala: vacina no braço. Eu tomo mesmo, e se precisar tomar outras doses, eu venho. Eu queria fazer um elogio, pois achei muito bacana que está organizado e não ficamos muito tempo na fila”, afirmou.

As vacinações ocorrem em todas as salas de vacinação do município de segunda à sexta-feira: de 8h às 18h nas UBSs, de 7h30 às 16h30 nas UBSFs, e de 8h às 20h nas UAIs. Para atender melhor os trabalhadores, haverá horário estendido das 8h às 20h também nas UBSs Brasil e Tocantins.

Importância da vacinação

A vacinação contra Influenza que imuniza a população na rede pública é trivalente, ou seja, protege contra três tipos de Influenza: A (H1N1), A (H3N2) – que contempla a variante Darwin, registrada no início do ano – e Influenza B. A vacina é segura e reduz as complicações que podem levar aos casos graves da doença, internações ou, até mesmo, óbitos. Por isso, é preciso que o público-alvo compareça aos postos para receber as doses.

A tríplice viral, utilizada na Campanha do Sarampo, garante, ainda, a proteção contra rubéola e caxumba.

Locais de vacinação

Em Uberlândia, a vacinação ocorrerá em todas as salas de vacinação do município de segunda à sexta-feira: de 8h às 18h nas UBSs, de 7h30 às 16h30 nas UBSFs, e de 8h às 20h nas UAIs. Para atender melhor os trabalhadores, haverá horário estendido das 8h às 20h também nas UBSs Brasil e Tocantins.

Vacinação simultânea        

As vacinas Covid-19 poderão ser administradas de maneira simultânea ou com qualquer intervalo com as demais vacinas do Calendário Nacional de Vacinação, na população a partir de 12 anos de idade. No entanto, é importante que seja priorizada a administração da vacina Covid-19, para as crianças de cinco a 11 anos de idade contempladas nos grupos prioritários para a influenza. Nestas situações, deve-se agendar a vacina influenza, respeitando o intervalo mínimo de 15 dias entre as vacinas.

Compartilhe:
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Veja Também