Notícias

Prefeitura aprimora acolhimento de servidores municipais ao público

Evento teve início nesta segunda-feira (4) no Centro Administrativo
4 de abril de 2022
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Servidores da Prefeitura Municipal de Uberlândia diretamente ligados ao atendimento ao público, diretores, gestores e pessoal público externo participaram, nesta segunda-feira (4) da primeira parte do workshop presencial “Empatia, Comunicação e Acolhimento”. A capacitação foi realizada pela Escola de Governo, com a parceria da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), e aconteceu das 14h30 às 16h, no auditório Cícero Diniz. O evento continua na terça-feira (5) com a apresentação de Fernanda Leite.       

O projeto desenvolvido pela Prefeitura de Uberlândia tem como objetivo concretizar as ações na prevenção à violência, capacitando os profissionais para que sejam capazes de observar comportamentos externos, interpessoais, e autoprovocados, além de fomentar práticas que visam auxiliar na redução de todas as formas de violência.

Nesta segunda-feira dia (4), a programação contou com a participação de Aline Dotta, que tem formação em Psicologia e Neurociência pela Florida Christian University e é professora da Fundação Getúlio Vargas, Trecsson e ISAE. A apresentação teve por objetivo trazer conhecimentos de psicologia, neurociência e biologia do comportamento, para que os servidores pudessem pensar a respeito de suas próprias ações.

Para a psicóloga, é importante que as pessoas que lidam com a violência se fortaleçam a fim de serem capazes de prestar um atendimento de excelência. “Desenvolver comportamentos são coisas que nós podemos aprender, portanto podemos nos instruir a ter mais empatia, a melhorar a nossa comunicação, o nosso acolhimento e a segurança que nós oferecemos tanto para os nossos colegas quanto as pessoas que procuram atendimento aqui na Prefeitura de Uberlândia”, explica Dotta.

Simone Helena Ferreira, enfermeira responsável técnica na Secretaria Municipal de Saúde, acompanhou o primeiro dia de evento e disse que os assuntos abordados nas palestras são presentes em sua rotina de trabalho com o atendimento ao público. “O tema vem a calhar com o que a gente faz na Secretária de Saúde: a questão do acolhimento, da empatia e do respeito ao paciente. Então achei extremamente importante dentro da nossa atuação no dia a dia”, opina.

Já na terça-feira (5), a palestrante será Fernanda Leite, psicóloga e neurocientista, especialista em design thinking pela Echos. Fundadora da Mandacaru Thinking, startup de cultura e comportamento.

Compartilhe:
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Veja Também