Notícias

Escola recebe Procon para palestra sobre direito do consumidor e finanças

Mais de 100 alunos da Escola Municipal Hilda Leão Carneiro participaram da palestra educativa nesta terça-feira (05)
5 de abril de 2022
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Cerca de 120 alunos do 9º ano da Escola Municipal Hilda Leão Carneiro, no bairro Morumbi, participaram nesta terça-feira (5) da palestra “O Sucesso Financeiro Começa Agora – o impacto das relações de consumo no futuro da sociedade”, com o superintendente do Procon, Egmar Ferraz.

“Um bate-papo”. Foi assim que Egmar Ferraz descreveu o momento que teve com os jovens do bairro Morumbi, um encontro que se dividiu em dois momentos. No início, numa interação com os alunos, foram abordadas algumas questões sobre os direitos do consumidor. Entre elas, alguns exemplos de relações de consumo cotidianas e como lidar com elas. 

Em seguida, Egmar tratou de questões relacionadas aos sonhos dos adolescentes. E para traçar esse cenário, deu dicas sobre finanças. “Na prática, a educação financeira é dar condições para uma pessoa decidir melhor o que fazer com o dinheiro, como economizar, enfim, como planejar”, ressalta Ferraz.

Para o analista pedagógico da escola, William Vicente, estas questões são bastante relevantes, considerando ainda a estrutura socioeconômica que a escola no bairro Morumbi está inserida. “Achei interessante como se trabalha a questão de sonhos, muito oportuno porque estamos numa região de vulnerabilidade social e às vezes ocorre que esses sonhos são ceifados. O tema faz com que eles perceberem que, embora toda a realidade social que estão inseridos, é possível alcançar os sonhos e seus objetivos”.

A estudante Ilsiane de Oliveira, de 14 anos, acredita ser indispensável seguir seus sonhos, mas também fala da dificuldade de encontrar maneiras de realizá-los. “Eu acho que é muito importante falar disso, é uma motivação. Só que muita gente tem sonhos, mas precisa de motivação, e as vezes não tem cabeça para pensar nisso”.

O Procon Uberlândia promove ações educativas no bairro e, a partir desta terça (5) o Procon Móvel estará na avenida Jerônimo José Alves, 1.492, esquina com a avenida Santos Reis, entre 12h e 17h.

Compartilhe:
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Veja Também