Com a proposta de contribuir com a melhora do processo de ensino e de aprendizagem, nesta terça-feira (5) o Centro Municipal de Estudos e Projetos Educacionais Julieta Diniz (Cemepe) deu início aos cursos de formação continuada do ano de 2022. A palestra de abertura, “Diálogos formativos na reconfiguração dos saberes docentes”, foi proferida pela professora Iara Vieira Guimarães, da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Uberlândia (Faced-UFU), pelo YouTube e aberta ao público em geral.
“É muito gratificante voltarmos à rotina do trabalho e das formações continuadas presenciais, ainda que de forma tímida e observando as normas de biossegurança impostas pela pandemia de Covid-19”, destacou a secretaria municipal de Educação, Tania Toledo, durante a abertura da live. Ela disse que, diante dos desafios enfrentados nos últimos dois anos, os profissionais do magistério desenvolveram ainda mais a criatividade e suas habilidades para lidarem com novas tecnologias. Isto permitiu que a Secretaria Municipal de Educação (SME) ofereça a formação continuada em modelo híbrido a partir deste ano, otimizando o tempo e a qualidade dos cursos.
De acordo com a assessora pedagógica, Carla Barbosa, da SME, os cursos de formação continuada do Cemepe para 2022 serão todos gratuitos e voltados para profissionais da educação infantil e professores dos anos iniciais do ensino fundamental, do sexto ao nono ano de diferentes áreas e da Educação Especial, do Atendimento Educacional Especializado (AEE), além de profissionais da área de tecnologias e Língua Brasileira de Sinais (Libras). Segundo a assessora, poderão participar os cursos do Cemepe profissionais do magistério municipal, estadual, federal e particular. Atualmente, cerca de duas mil pessoas já se inscreveram para os aperfeiçoamentos.
Ao abordar o tema “Diálogos formativos na reconfiguração dos saberes docentes”, a professora Iara Guimarães, estabeleceu uma abordagem sobre a formação dos professores e a importância dos cursos oferecidos pelo Cemepe. A professora também promoveu reflexões sobre o papel e as funções do professor e como ele vê, assim como as considerações que a sociedade tem por ele.