Notícias

Obra de viaduto na avenida dos Municípios recebe concretagem para instalação de vigas

Equipamento auxiliará no tráfego diário de cerca de 70 mil veículos e com o transporte coletivo
7 de abril de 2022
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

O trabalho constante de um maquinário e uma equipe especializada estão dando forma ao viaduto no cruzamento da avenida dos Municípios. O empreendimento da Prefeitura de Uberlândia, por meio da Secretaria Municipal de Obras, está sendo erguido entre a rua Virgílio Melo Franco, no bairro Tabajaras, e a rua Triângulo Mineiro, no bairro Patrimônio. O equipamento diminuirá o tempo de viagem de cerca de 70 mil carros que passam pelo local todos os dias, além de otimizar o fluxo do transporte coletivo.

A concretagem das vigas de 30 metros de comprimento em três dos cinco vãos já está finalizada. A empresa licitada, GRADA Construtora LTDA executou as sete vigas de 30 metros de comprimento do terceiro vão. Atualmente está aguardando o prazo necessário de resistência do concreto para que dar continuidade aos trabalhos. O trabalho no quinto e último vão acontecerá na sequência, sendo realizado o escoramento para a execução das últimas setes vigas no local definitivo. A obra seguirá com os muros de arrimo nas entradas do viaduto e a instalação das pré-lajes – que antecede a finalização em outras cinco etapas com armação de aço da laje da estrutura do viaduto.

Viaduto da avenida dos Municípios

O viaduto está sendo erguido entre a rua Virgílio Melo Franco, no bairro Tabajaras, e a rua Triângulo Mineiro, no bairro Patrimônio. Com cerca de 215 metros de comprimento e quatro faixas de rolamento, sendo duas para cada sentido da via, a nova passagem diminuirá o tempo de viagem de aproximadamente 25 mil passageiros (considerando o fluxo do período anterior à pandemia) de seis linhas do transporte público coletivo, além dos mais de 70 mil carros que passam pelo local todos os dias.

O projeto é financiado pelo Ministério das Cidades, por meio do Pró-Transportes, retomado no âmbito do Uberlândia Integrada I. O recurso é de caráter vinculado, ou seja, só está autorizada a utilização em obras estruturais de mobilidade.

Compartilhe:
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Veja Também