Notícias

Exposição “Mosaicos” segue aberta ao público no Centro Municipal de Cultura

Obras das mosaicistas Cristiane Lima e Elaine Barbosa podem ser conferidas gratuitamente na Galeria de Arte Iolanda de Lima até 22 de abril
8 de abril de 2022
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Imagem: Divulgação

A população poderá conferir mais uma exposição de arte promovida pela Prefeitura de Uberlândia, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo. A exposição “Mosaicos”, das artistas Cristiane Lima e Elaine Barbosa, está aberta para visitação de segunda a sexta-feira, das 12h às 17h, ou por agendamento pelo telefone 3236-8011, na Galeria de Arte Iolanda de Lima, no Centro Municipal de Cultura. A entrada é gratuita e as obras ficarão expostas até 22 de abril.

Segundo as artistas, Cristiane Lima e Elaine Barbosa, o mosaico é uma mescla de expressão individual com uma base bem estruturada. “O mosaicista cria e executa sua obra podendo misturar e reciclar materiais e objetos, mas apesar da liberdade de criação, existem técnicas que devem ser seguidas, assim como materiais, bases e adesivos adequados para cada situação. E o lado artístico do mosaico requer também do mosaicista uma especial sensibilidade plástica”, ressaltou as artistas.

Mosaico 

O Mosaico é uma forma de arte decorativa milenar, que remete ao período greco-romano. Na linguagem artística, a técnica é um desenho feito com vários materiais (pedra, conchas, vidros, areia, cerâmicas, azulejos, dentre outros.) de várias cores, cortes e tamanhos. Pedaços separados, mas que formam um todo-uma composição.

Obras de Cristiane Lima e Elaine Barbosa

O Ateliê Arte em Mosaico foi criado no ano de 2000 por quatro mosaicistas da cidade de Uberlândia; Ângela Costa, Ângela Vassiliades, Cristiane Lima e Elaine Barbosa.

Além dos inúmeros trabalhos para particulares, as obras também estão espalhadas em locais públicos, como grandes painéis para as igrejas Nossa Senhora da Abadia e a de São Cristóvão e Desatadora dos Nós, o Obelisco na av. Getúlio Vargas, o Memorial Zumbi dos Palmares, na praça do Rosário, e o Projeto Oito Muros, com obras nos viadutos da av. Rondon Pacheco.

Não perca!

  • O quê: Exposição “Mosaicos” de Cristiane Lima e Elaine Barbosa
  • Onde: Galeria de Arte Iolanda de Lima Freitas, no Centro Administrativo Municipal, na avenida Anselmo Alves dos Santos, 600
  • Visitação: até 22 de abril.
  • Horário: 12h às 17h, por agendamento
  • Agendamentos: (34) 3236-8011
Compartilhe:
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Veja Também