Notícias

Programa Saúde Escolar de Uberlândia é destaque nacional

Vídeo do Ministério da Saúde evidencia o trabalho do Município e está disponível em rede social
8 de abril de 2022
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Uberlândia mais uma vez ganha projeção e reconhecimento nacional. Um vídeo comemorativo, produzido e divulgado pelo Ministério da Saúde (MS), utiliza o Programa Saúde Escolar (PSE), realizado pela Prefeitura Municipal de Uberlândia (PMU), como referência aos 15 anos de ações exitosas do Programa Saúde na Escola, do MS. O material foi postado ontem, quinta-feira (7), na rede social Instagram, do MS, e em poucas horas já somava milhares de visualizações e comentários. O PSE é realizado pela PMU por meio de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Secretaria Municipal de Educação (SME) e Superintendência Regional de Ensino de Uberlândia (SRE).

O PSE foi institucionalizado em Uberlândia em 2011. “Já tínhamos um grupo de agentes de saúde que atuava nas escolas em ações de prevenção e promoção da saúde bucal. Com a adesão ao Programa, as ações foram ampliadas, atendendo o preconizado pelo Ministério da Saúde. Os estudantes levam o que aprendem para suas casas e, desta forma, o PSE tem feito mudanças positivas de hábitos e comportamentos nas famílias”, diz a coordenadora do Centro de Educação em Saúde / PSE, Andrea Corrêa, da SMS, durante o vídeo.

Com ações voltadas para 13 temáticas, o PSE desenvolve em Uberlândia trabalhos em áreas como saúde ocular, alimentação saudável e prevenção ao Aedes aegypti e ao uso do álcool, tabaco e drogas. As ações são feitas por 40 agentes de Saúde Escolar em 122 escolas municipais e 27 estaduais.

Segundo a secretária municipal de Saúde, Tania Toledo, o PSE é sucesso graças à parceria entre as secretarias municipais de Educação e Saúde. “As escolas que fazem parte da parceria abraçaram o programa pois entendem a importância dos trabalhos dos agentes de saúde, estabelecendo vínculos e ensinando estudantes a cuidarem ainda mais da saúde deles e de suas famílias”, afirmou.

Gravação do vídeo

Para a gravação do vídeo, representantes do MS, de Brasília, visitaram Uberlândia no mês de março para conferirem pessoalmente os trabalhos e gravarem as imagens e declarações que ilustram o vídeo. “Estávamos procurando experiências exitosas do Programa Saúde na Escola para darmos visibilidade e nos agradou muito um relatório enviado pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais sobre os trabalhos feitos em Uberlândia”, disse a analista técnica de Políticas Sociais, Kátia Godoy Cruz, do MS. Segundo ela, ao monitorarem os dados do e-SUS, a equipe do MS percebeu um registro preciso das ações do município. Diante disso, deduziu que uma cidade indicada pelo Estado e com registros confiáveis de uma boa articulação entre saúde e educação, merecia ter visibilidade nacional no segmento.

Os representantes do MS se reuniram com coordenadores das secretarias de Saúde e de Educação e foram informados quanto aos trabalhos e números do PSE em Uberlândia. Em seguida, eles conheceram a Unidade Básica de Saúde da Família (UBSF) Novo Umuarama e a Escola Municipal Professor Leôncio do Carmo Chaves, no bairro Planalto. Durante as visitas, além de conheceram as estruturas físicas, coletaram depoimentos de profissionais e pessoas atendidas para constarem no vídeo.

Compartilhe:
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Veja Também