Notícias

Workshop “Empreendendo na Páscoa” tem início no Complexo Tocantins

Capacitação ainda ocorrerá no CEAI Rondon e Complexo Maravilha nos próximos dias
11 de abril de 2022
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Trabalho e Habitação e em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), a Prefeitura de Uberlândia está realizando o Workshop “Empreendendo na Páscoa”. As atividades tiveram início hoje (11) no Complexo Tocantins, ofertando formação gratuita para pessoas acima de 16 anos que têm interesse na produção artesanal de ovos de Páscoa.

A capacitação tem a duração de um dia e acontecerá, ainda, no CEAI Rondon amanhã (12) e no Complexo Maravilha na quarta-feira (13). As inscrições estão abertas e os interessados devem levar documentos pessoais no local do curso para realizar o cadastro.

A instrutora de formação profissional do Senac, Priscila Vieira Martins, explica que o curso serve como uma forma de profissionalizar os processos de produção dos autônomos do município que trabalharão com os chocolates, típicos desta época festiva. “A importância de um curso como esse é trabalhar sempre a qualificação, ou seja, a capacitação profissional. Quando o aluno conhece tecnicamente os processos acaba se apaixonando pela gastronomia e terá interesse em se aprofundar nos conhecimentos dessa área com outros cursos que iremos ministrar ao longo de todo o ano. Na semana da Páscoa, nada melhor do que ensinar a população a poder trabalhar e vender seus ovos de páscoa para ter uma renda complementar ou para, simplesmente, fazer os doces para sua família”, comenta.

No curso são expostas técnicas de higiene do ambiente de trabalho gastronômico, dos utensílios utilizados na preparação dos chocolates, além de dicas de materiais que podem ser usados como suporte para a fabricação dos ovos, como as formas de plástico e silicone. Os participantes ainda recebem instruções sobre as especificidades do trabalho e manuseio do chocolate para garantir a qualidade do produto final.

A artesã, Viviane Borges Lima, é autônoma e trabalha com venda de chocolates como um aditivo em sua renda em épocas comemorativas há quase três anos. Ela participou do workshop no Complexo Tocantins, pois sabe da necessidade da qualificação profissional para a confecção de um produto de qualidade.  “Já vendia ovos de chocolate antes, mas, agora, com os conhecimentos do curso, será outro planejamento para produzir com mais técnica e prática nos próximos chocolates que eu, e futuramente meus filhos, formos vender”, conta Viviane.

Workshop Empreendendo na Páscoa:

Terça-feira (12)
CEAI Rondon: Avenida Rondon Pacheco, 5965.
Horário do Workshop: das 13h às 16h.
Mais informações pelo telefone: 3212-0513

Quarta-feira (13)
Complexo Maravilha: Rua Mateus, 1110.
Horário do Workshop: das 13h às 16h.
Mais informações pelo telefone: 3225-3875

Compartilhe:
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Veja Também